Territórios de (re)existência: potencialidades entre a escola pública e a cultura de periferia

Potentialities between the school and the culture of peripheries

Autores

  • Gilberto Cunha Franca Ufscar

Palavras-chave:

Território; Escola pública; Periferia e Comunidade

Resumo

Este artigo discute as formas de resistência à gestão precarizada da escola pública a partir das próprias condições de existência das comunidades ao seu redor. Ele procura entender, mais especificamente, como o espaço escolar, através de práticas pedagógicas, pode se abrir às formas atuais de resistência dos sujeitos sociais das periferias urbanas. Trata-se de uma reflexão teórica sobre a escola a partir de uma perspectiva geográfica, e apoiada principalmente no conceito de território, como expressão da existência e da resistência coletivas. A metodologia da pesquisa é qualitativa e se apoia basicamente em revisão bibliográfica. Como resultado, a criação de espaços comuns e de comunidade de aprendizagem é apresentada como instrumento político-pedagógico de encontro de sujeitos sociais, linguagens e realidades diferentes. O artigo conclui com uma proposta de agenda de pesquisa empírica sobre a cultura da periferia nas escolas públicas.

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Publicado

11/25/2022 — Atualizado em 11/25/2022

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Como Citar

Cunha Franca, G. (2022). Territórios de (re)existência: potencialidades entre a escola pública e a cultura de periferia: Potentialities between the school and the culture of peripheries. Revista Espaço E Geografia, 25(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/45141

Edição

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Artigos