A fantasia de que será o que já foi: uma observação geográfica sobre a Avenida W3 Sul a partir das ações governamentais pós-2019

Autores

  • Diogo Sousa a:1:{s:5:"pt_BR";s:25:"Universidade de Brasília";}

Palavras-chave:

Brasília; centralidade; requalificação; política pública.

Resumo

Com a definitiva instalação de Brasília como sede da administração pública federal, surgiu com ela a necessidade de criação de estabelecimentos de serviços para dar suporte à vida. Nos primeiros anos da capital do Brasil, eles ficaram concentrados na Avenida W3 Sul, que segundo os projetos iniciais, seria secundária, com vistas à logística do abastecimento da cidade. Ainda nos anos iniciais, a via gerou uma centralidade, concentrando as principais lojas de departamento, supermercados, magazines e vestuários até o final da década de 1970, quando a partir da consolidação e constituição de shoppings centers, entrou em gradual decadência, permanecendo assim até os dias atuais. Desde meados da década de 1990, a partir de políticas públicas, dá-se a tratativa de sua requalificação, com a implantação de outros usos e funções, com o auge na atualidade, por meio da revitalização de parte de sua infraestrutura, calçamento, jardins e pontos de ônibus, com a prioridade geral de alavancar o setor produtivo e manter os existentes e reabrir equipamentos ligados ao terceiro setor. A partir do entendimento de referências bibliográficas e de entrevistas com consumidores, gerentes, lojistas e funcionários, além de pesquisa de campo em uma sexta-feira anterior ao dia das mães do ano de 2022, foi averiguada, por meio de pesquisa quali-quantitativa, se a intervenção consolidou-se e obteve sucesso e se reverteu a trajetória de degringolamento da W3 Sul. Foi constatado que mesmo após essas ações, dois quintos do estabelecimentos estão fechados, e as funções deles concentram-se nas áreas de serviços bancários, alimentação e bebidas, educação e cursos preparatórios e casa e lar, sobretudo para suporte aos próprios trabalhadores das redodezas. Apesar da adequação da infraestrutura, com o nivelamento da calçada e colocação de ladrilhos, granitina e piso táctil, a política pública solucionou parcialmente a adequação do passeio e insuficientemente a questão central da ação governamental.            

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Vera B. W3 Sul, ontem, hoje e amanhã – os dilemas de uma avenida modernista. 8 seminário Docomono-Brasil, Rio de Janeiro, 2009

CAMARGO, Laura Ribeiro de Toledo. Paisagem e imaginário: configurações da avenida W3 Sul em Brasília. 2019. 208 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

CORREIO BRAZILIENSE. 50 anos de Brasília. Brasília: Edição de Ana Dubeux e Carlos Marcelo, 2010.

DISTRITO FEDERAL. Lei 1.780 de 25 de novembro de 1997.

PENERAI, Philippe. Análise Urbana. Brasília: Editora UnB, 2006.

PINTAUDI, Silvana M. Os shopping centers brasileiros e o processo de valorização do espaço urbano. In: Boletim Paulista de Geografia, nº 65, Associação de Geógrafos Brasileiros, 1987.

ROCCI, Artur Leonardo Coelho. Reintegração da avenida W3 Sul à dinâmica urbana de Brasília: adequabilidade das intervenções e dos instrumentos de gestão urbana. 2017. xiii, 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

SANTOS, Mílton. Tecnica, espaco, tempo: globalizacao e meio tecnico-cientifico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

______________. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

______________. Metamorfoses do espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6ª edição. São Paulo: Edusp, 2012.

SANTOS, Mílton; SILVEIRA, Maria L. O Brasil: território e sociedade no início do Século XXI. 16ªedição. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SERPA, Angelo. Milton Santos e a Paisagem: Parâmetros para a Construção de uma Crítica da Paisagem Contemporânea. Paisagem e Ambiente, [S. l.], n. 27, p. 131-138, 2010. DOI: 10.11606/issn.2359-5361.v0i27p131-138.

SOUZA, Maria Adélia de. A identidade da metrópole: a verticalização em São Paulo. São Paulo: Hucitec-Edusp, 1994.

Downloads

Publicado

01/02/2023

Como Citar

Sousa, D. (2023). A fantasia de que será o que já foi: uma observação geográfica sobre a Avenida W3 Sul a partir das ações governamentais pós-2019. Revista Espaço E Geografia, 25(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/43528

Edição

Seção

Artigos