A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E OS USOS DO TERRITÓRIO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

Autores

  • Diogo Jordão Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Geografia Urbana, Pobreza urbana, Espaço urbano, Território Usado, Circuito inferior da economia urbana

Resumo

A população em situação de rua constitui uma das faces mais extremas da pobreza urbana. Em um contexto de excessiva privação, esses sujeitos se apropriam de espaços e de recursos específicos, no intuito de garantir condições mínimas de sobrevivência, fazendo do território usado um abrigo. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar os usos do território pela população em situação de rua, que ocupa a área central de Campos dos Goytacazes/RJ nas suas estratégias de sobrevivência. A pesquisa é de cunho qualitativo, baseando-se em pesquisa bibliográfica e trabalhos de campo, com o uso de fotografias, observações do cotidiano dos sujeitos pesquisados, assim como entrevistas com roteiros previamente elaborados. As análises realizadas permitem considerar que a variedade de espaços e a concentração de pessoas e serviços no Centro da cidade condicionam a execução das estratégias de sobrevivência desse grupo social. Calçadas, marquises, praças e equipamentos abandonados são apropriados por esses sujeitos nas suas vivências cotidianas. Considera-se que analisar os usos do território por essa população possibilita uma melhor compreensão da complexidade do espaço urbano, revelando uma realidade desconhecida e estigmatizada socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. Secretaria de avaliação e Gestão da informação. Meta Instituto de Pesquisa e Opinião. Pesquisa nacional sobre a população em situação de rua. Brasília, 2008.

BRASIL. Decreto Nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Brasília, 2009a.

BRASIL. Rua: aprendendo a contar: Pesquisa nacional sobre a população em situação de rua. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília, DF: MDS: Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2009b.

CENTROPOP. Levantamento de dados do Centro POP (2014 - 2017). Campos dos Goytacazes: CENTROPOP, 2017.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

CRUZ, J. L. V. Projetos nacionais, elites locais e regionalismo: Desenvolvimento e dinâmica territorial no norte fluminense. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – IPPUR – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

ESCOREL, S. Vivendo de teimosos: moradores de rua na cidade do Rio de Janeiro. In: BURSTYN, Marcel. (Org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Geramond, 2003. p.139-172.

FRANGELLA, S. M.. Corpos urbanos errantes: Uma etnografia da corporalidade de moradores de rua em São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, 2004.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2019.

KOGA, D. H. U. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES SILVA, M. L. Trabalho e população em situação de rua no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.

LOSCHIAVO DOS SANTOS, M. C. Notas sobre a dinâmica socioespacial da população em situação de rua: estratégias de adaptação, sobrevivência e manejo dos recursos disponíveis no meio urbano. In: CUNHA, J. V. Q.; RODRIGUES, M. (Org.). Rua, aprendendo a contar: pesquisa nacional sobre a população em situação de rua. Brasília: MDS, 2009. p. 139-150.

METRAUX, S.; FARGO, J.; ENG, N.; CULHANE, D. Employment and Earnings Trajectories During Two Decades Among Adults in New York City Homeless Shelters. Cityscape: A Journal of Policy Development and Research. US, v. 20, n. 2, p.117-146, ago, 2018.

MONTENEGRO, M. R. O circuito inferior da economia urbana na cidade de São Paulo no período da globalização. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2006.

NATALINO, M. A. C. Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil (Setembro de 2012 a Março de 2020). Nota Técnica. Texto para Discussão Nº73. IPEA. Brasília, 2016. p. 1-20.

NEVES, D. Os miseráveis e a ocupação dos espaços públicos. Caderno CRH, Salvador, n. 31, jan/dez, 1999.

OLIVEIRA, F.B. DE.; COSTA, S. L. da. Entre a rua e o abrigo: reorganização do cotidiano. Cad. Terapia Ocupacional, UFSCar, São Carlos, v. 23, n. 2, p. 347-355, 2015.

PENTEADO, A. T. C. Urbanização e usos do território: as crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Campinas/SP. Dissertação de Mestrado em Geografia. Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, 2012.

RIBEIRO, A. C. T. Território usado e humanismo concreto: o mercado socialmente necessário. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Anais do X EGAL, São Paulo: USP, 2005. p.12458-12470.

RIBEIRO, A. C. T. Homens lentos, opacidades e rugosidades. Redobra, Salvador, n. 09, p. 58-71, 2012.

ROBAINA, I. M. M. “Nas margens do centro": As populações de rua, suas sobrevivências e os espaços das grandes metrópoles. Caderno de Geografia, v. 23, n. 40, p. 1-14, 2013.

ROBAINA, I. M. M. Entre mobilidades e permanências: Uma análise das espacialidades cotidianas da população em situação de rua na área central da cidade do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Geografia) - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.

RODRIGUES, I; DELGADO, L. P.; STIGERT, B. O mito da invisibilidade dos cidadãos em situação de rua. Revista Abordagens, v. 1, p. 111-121, 2019.

SANTOS, M. O papel ativo da geografia: um manifesto. Revista Território, n. 9, p. 1 - 13, jul/dez, 2000.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SANTOS, M. O retorno do território. OSAL: Observatorio Social de América Latina, Buenos Aires, Ano 6, n. 16, p. 251 - 161, jun. 2005.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil Território e Sociedade no Início do Século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2011. SANTOS, D. O retrato do morador de rua da cidade de Salvador-BA: um estudo de caso. Monografia (Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Fundação Escola do Ministério Público, Salvador, 2009.

SILVEIRA, M. L.. O Brasil: território e sociedade no início do século 21 – a história de um livro. ACTA Geográfica, Boa Vista, ed. Esp. Cidades na Amazônia Brasileira, p. 151-163, 2011.

SOUZA, Jaime Luiz Cunha; CARDOSO, Luis Fernando Cardoso. The Invisible Indigence of the Homeless. International Journal of Social Science Studies, v. 9, p. 69-78, 2021.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Como Citar

Jordão, D. . (2022). A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E OS USOS DO TERRITÓRIO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. Revista Espaço E Geografia, 24(1), 12–36. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40263

Edição

Seção

Artigos