Formação cidadã e educação política: princípios para uma educação geográfica contemporânea

Autores

  • Rejane Rodrigues Prof. Assistente do Departamento de Geografia - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562020e40260

Palavras-chave:

conhecimento geográfico, pensamento complexo, aprendizagem significativa, currículo nômade, formação de professores

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas considerações de caráter teórico com relação aos desafi os da educação geográfi ca no Brasil e suas metas para a formação de cidadãos. Considerada, como pressuposto em nossa análise, a existência de uma dessincronia entre o potencial teórico da geografi a e o poder formativo da educação geográfi ca, estabelecemos como nosso objetivo a análise do papel do conhecimento produzido pela ciência geográfi ca para a formação do cidadão crítico, ativo e participativo, consideradas as suas conexões com o espaço escolar. Para tal, recorremos a algumas importantes contribuições, as quais enumeramos como três proposições que estruturam o artigo. A primeira diz respeito à teoria da complexidade de Edgard Morin que contribui para pensarmos sobre os limites vividos por este campo disciplinar e as possibilidades para avançarmos do Ensino da Geografi a à Educação Geográfi ca. A segunda proposição complementa a primeira, dando destaque à apreensão da educação geográfi ca em suas articulações com a realidade do aluno e a formação de cidadãos críticos e ativos, ancorada na teoria da aprendizagem signifi cativa e na teoria do currículo nômade. Por fi m, a terceira consideração remete à formação de professores e à necessidade de formulação e implementação de políticas de valorização da profi ssão docente, a exemplo do PIBID. As três proposições enunciadas se entrecruzam estabelecendo um conjunto articulado de considerações essenciais para que possamos no Brasil superar o chamado paradoxo da geografia.

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Publicado

01/21/2022

Como Citar

Rodrigues, R. . (2022). Formação cidadã e educação política: princípios para uma educação geográfica contemporânea. Revista Espaço E Geografia, 23(1), 283–308. https://doi.org/10.26512/2236-56562020e40260

Edição

Seção

Artigos