O ENSINO DA GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE E A PRÁTICA DOCENTE PARA O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE

Autores/as

  • Carina Copatti Professora na rede municipal de ensino de Charrua/RS, Brasil Doutoranda em Educação nas Ciências - UNIJUI Graduada em Geografia e Mestra em Educação - UPF

Palabras clave:

Geografia, Criatividade, Ensino-Aprendizagem

Resumen

O ensino de Geografi a, no contexto atual, requer uma série de atribuições que vão além da mera transmissão do conhecimento. Partindo dessa premissa, consideramos a seguinte indagação: Como estimular a criatividade na prática docente na Geografi a Escolar contemporânea? Para que ocorra a construção de conhecimentos é necessário refl etirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem considerando a criatividade, a fi m de ampliar a participação dos educandos e potencializar suas habilidades. Desse modo, o presente artigo, de cunho teórico, pretende debater, a partir de autores como Barreto (2007), Lubart (2007), Cavalcanti (2010, 2008) e Straforini (2004), sobre o desenvolvimento da Geografi a enquanto ciência e, como disciplina escolar, a partir de possibilidades de potencializar a criatividade nas aulas, tendo por base refl exões em relação aos desafi os da educação geográfi ca contemporânea e das possibilidades oriundas de processos criativos. Considera-se que cabe ao professor instigar o desenvolvimento do aluno por meio de estratégias que considerem sua participação ativa, tendo como objetivo maior atenção, interação e sensibilização nas aulas de Geografi a. Esse processo requer criatividade do professor, metodologias inovadoras e atualizadas, disponibilidade para inovar, troca de experiências, redes de compartilhamento, uso de recursos tecnológicos, teoria e prática integradas, atividades que considerem a realidade do aluno. A fi m de desenvolver as refl exões propostas o artigo foi estruturado em três etapas, trazendo inicialmente, um breve resgate sobre a constituição da ciência geográfi ca e os desafi os da Geografi a Escolar na contemporaneidade; num segundo momento, debate-se sobre a criatividade no processo de ensino e aprendizagem em Geografi a e, por fi m, faz-se algumas refl exões em defesa do estímulo à criatividade nas aulas de Geografi a, visto que suas construções à aprendizagem ampliam a formação humana e estimulam diferentes dimensões do ser, transformando os educandos e, de certo modo, tornando-os mais atentos, participativos e sensíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, P. C. de; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafi os para as propostas de formação. Revista Educação e Pesquisa, v. 33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007.

ANDRADE, M. C. de. Geografi a: ciência da sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008. 143 p.

BARRETO, M. O. O papel da criatividade no ensino superior. In: Diálogos & Ciência. Revista da Rede de Ensino FTC. Ano V, n. 12, p. 1-13, dez. 2007.

CARACRISTI, I. FONSECA, V. Os clássicos da geografi a e suas contribuições para formação de professores no curso de Geografi a da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Sobral-CE/Brasil). Revista Geográfi ca de América Central. Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011, pp. 1-14.

CAVALCANTI, L. Geografi a, escola e construção de conhecimentos. 16. Ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2010. 192 p.

CAVALCANTI, L. A geografi a escolar e a cidade: ensaio sobre o ensino de geografi a para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. 190 p.

CAVALCANTI, A. P. B.; VIDIANA, A. G. Fundamentos históricos da Geografi a: contribuições do pensamento fi losófi co na Grécia antiga. In:

GODOY, P. R. T. de. (Org.). História do pensamento geográfi co e epistemologia em Geografi a. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 11-34.

GAUTHIER, C. Clemont Gauthier, MARTINEAU, S; DESBIENS, J; MALO, A. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. 480 p.

LUBART, T. Psicologia da criatividade. Tradução de Márcia Conceição Machado Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2007. 188 p.

MIRANDA, S. de. Professor, não deixe a peteca cair!: 63 ideias para aulas criativas. Campinas: SP: Papirus, 2005. 122 p.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997. 240 p.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfi co?: por uma epistemologia crítica. 2. ed., 1. reimpr. São Paulo: Contexto, 2012. 167 p.

NASCIMENTO, A. L. do. Em torno do conhecimento geográfi co. In: ARAUJO, L. M. de. (org.) Geografi a, Espaço, tempo e planejamento. Ed. UFAL, 2004. p. 25-42.

PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. I. CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografi a. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 383 p.

SOUSA, O. C. de. Aprender e ensinar: signifi cados e mediações. In: TEODORO, A. VASCONCELOS, M. L. (org.) Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2. Ed. São Paulo: Mackenzie; Cortez, 2005. 124 p.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografi a: o desafi o da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. 188 p.

VESENTINI, J. W. Sociedade e Espaço. São Paulo, Ática, 1998. 320 p.

Publicado

2022-01-21

Cómo citar

Copatti, C. . (2022). O ENSINO DA GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE E A PRÁTICA DOCENTE PARA O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE. Revista Espacio Y Geografía, 20(1), 45–67. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40100

Número

Sección

Articulo