O HABITAT COMO NEGÓCIO: ANÁLISE DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DE HABITAÇÃO SOCIAL NO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40082Palavras-chave:
espaço, habitat- habitar, política habitacional, parceria público-privada, território, urbanoResumo
Este artigo analisa a habitação de interesse social realizada a partir da parceria público-privada no território do Distrito Federal. Trata-seda atualização da mercadoria habitat para ser possível a aplicação da homogeneização proveniente do espaço global no âmbito do vivido. Isso porque o habitat, como fundamento da reprodução das relações sociais de produção, tem em sua realização a possibilidade de controle e direcionamento do cotidiano. Não basta a produção do espaço por si, é necessário que esta se insira na prática social. A metodologia foi desenvolvida a partir da análise do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal em articulação com os conteúdos de classe social e os rebatimentos na ocupação do espaço urbano em sua adequação para a realização da parceria público-privada de habitação social. A capitalização da propriedade da terra em sua mobilização fundiária e mobiliária é a extensão do capitalismo fi nanceiro do presente, sendo uma estratégia setorial compensatória às fl utuações de realização contraditória das diversas frações do capital. Entrelaçar a produção do habitat ao espaço e ao urbano requer compreender a desconstrução de seus conteúdos expressos no cotidiano e nas políticas públicas. Assim a utilização de instrumentos de constituição do território pela ação estadista perpetua, a expensas de mudança de governo, as novas faces da economia que se realiza na habitação como negócio na mediação posta no consumo do espaço e na inversão do projeto político do direito à moradia.
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