PLANTAS MEDICINAIS: UM RESGATE DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Diogo Soares Nunes Curso de Geografia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina GrandePB/ Brasil
  • Epídio Araújo de Sousa Curso de Geografia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina GrandePB/ Brasil
  • Iranildo Anibal Lima Curso de Geografia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina GrandePB/ Brasil
  • Martha Priscila Bezerra Pereira Curso de Geografia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina GrandePB/ Brasil

Palavras-chave:

cultura, ensino, saúde

Resumo

A desvalorização das plantas medicinais desde o início do século XX fez com que se perdesse muito do conhecimento já existente sobre as ervas que podem trazer algum benefício à saúde. Este conhecimento está retornando a partir do conhecimento científico, fazendo com que o conhecimento etnobotânico seja aproveitado apenas para estudos exploratórios. O resgate deste conhecimento no meio familiar, através do aluno do ensino fundamental, é uma das formas de recuperar esse conhecimento. Desta forma, este trabalho tem como objetivo resgatar os conhecimentos culturais sobre as plantas medicinais e sua importância para a saúde. Para efetivar esta pesquisa trabalhou-se com a metodologia da pesquisa-ação, pela qual foi possível traçar um plano de trabalho com alunos do sexto ano do ensino fundamental. O plano de ação se efetivou a partir de aulas expositivas com uso de datashow, aula prática, atividades com as famílias e apresentação dos trabalhos. Entendeu-se que o trabalho coletivo fortalece a relação da comunidade com a escola, aproximando os sujeitos sociais e desenvolvendo o senso de responsabilidade e de cooperação nas escolas, sempre destacando a relação das plantas medicinais com a saúde da população.

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Publicado

01/21/2022

Como Citar

Soares Nunes, D., Araújo de Sousa, E., Anibal Lima, I., & Bezerra Pereira, M. P. (2022). PLANTAS MEDICINAIS: UM RESGATE DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Espaço E Geografia, 18(2), 419:435. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40071