PLANTAS MEDICINAIS: UM RESGATE DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562015e40071Palavras-chave:
cultura, ensino, saúdeResumo
A desvalorização das plantas medicinais desde o início do século XX fez com que se perdesse muito do conhecimento já existente sobre as ervas que podem trazer algum benefício à saúde. Este conhecimento está retornando a partir do conhecimento científico, fazendo com que o conhecimento etnobotânico seja aproveitado apenas para estudos exploratórios. O resgate deste conhecimento no meio familiar, através do aluno do ensino fundamental, é uma das formas de recuperar esse conhecimento. Desta forma, este trabalho tem como objetivo resgatar os conhecimentos culturais sobre as plantas medicinais e sua importância para a saúde. Para efetivar esta pesquisa trabalhou-se com a metodologia da pesquisa-ação, pela qual foi possível traçar um plano de trabalho com alunos do sexto ano do ensino fundamental. O plano de ação se efetivou a partir de aulas expositivas com uso de datashow, aula prática, atividades com as famílias e apresentação dos trabalhos. Entendeu-se que o trabalho coletivo fortalece a relação da comunidade com a escola, aproximando os sujeitos sociais e desenvolvendo o senso de responsabilidade e de cooperação nas escolas, sempre destacando a relação das plantas medicinais com a saúde da população.
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