REDES SOLIDÁRIAS DE COMERCIALIZAÇÃO E COMPRA DE PRODUTOS NORDESTINOS NO DISTRITO FEDERAL (DF)

Autores

  • Claudia Andreoli Galvão 1UnB – Universidade de Brasília – Departamento de Geografia Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Brasil
  • Violeta de Faria Pereira UnB – Universidade de Brasília – Departamento de Geografia Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Brasil
  • Luiz Fernando de Mattos Pimenta UnB – Universidade de Brasília – Departamento de Geografia Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Brasil.
  • Mariângela da Silva Duarte UnB – Universidade de Brasília – Departamento de Geografia Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562005e39749

Palavras-chave:

Economia Solidária, Comércio Solidário, Fair Trade, Agricultura Familiar, Redução da Pobreza

Resumo

A preocupação com a perda de espaço da agricultura familiar nordestina face a intensificação da globalização e dos complexos agroindustriais no mercado interno brasileiro, levando a uma exclusão crescente da produção dessa agricultura, nos leva a refletir sobre as formas possíveis de evitar que as pessoas que atualmente dependem dessa agricultura para sua sobrevivência percam suas possibilidade de manutenção no meio rural e vejam como alternativa única a migração para as periferias de cidades médias, cirando um processo de desterritorialização. Uma das maneiras de manter os atuais territórios é a formação de redes solidárias de comércio entre a agricultura familiar e os nordestinos que migraram para grandes cidades em épocas em que o processo quer de crescimento urbano-industrial ainda tinha dinamismo suficiente para integrálos à economia urbana. As populações imigradas não perdem os vínculos com sua origem criando um comércio de produtos típicos do Nordeste. O comércio solidário cria vínculos entre produtores e consumidores aumentando o acesso dos produtores familiares ao mercado, criando oportunidades de melhores condições de vida e de trabalho na agricultura familiar nordestina, com aumento da renda e a redução da pobreza. As redes solidárias de produção e consumo representam a possibilidade de os agricultores familiares saírem do círculo vicioso da exploração que permite que os intermediários fiquem com a maior parcela de acumulação e poupança, para um circulo virtuoso onde eles se apropriariam dos excedentes gerados pelo seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBAN, M. (1999) Crescimento sem emprego: o desenvolvimento capitalista e sua crise contemporânea à luz das revoluções tecnológicas. Salvador: Casa da Qualidade.

DUARTE, M. S. (2005). Comércio ético e solidário: possibilidades de modificação da reprodução social do espaço e a manutenção dos territórios da agricultura familiar nordestina por meio da configuração de uma rede de comércio ético e solidário entre agricultores familiares nordestinos e consumidores do Distrito Federal. Monografia de Final de Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade de Brasília, Brasília.

GALVÃO, C. A. (2001). Communal values shaping the way of doing business in industrial districts. In: Seventh International Conference on Comunal Studies. Proceedings ..., Germany, CD-ROM.

GOMES, P. C. C. & COSTA, R. H. (1988). O Espaço da Modernidade. Terra Livre, vol. 5, AGB, Goiânia, pp.47-67.

GRÜNINGER, B. & URIARTE, A. (2002) Fair trade: uma introdução e algumas considerações. In: FRANÇA, C. L. (Org.) Comercio ético e solidário. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert/ILDES, pp.68-75.

MANCE, E. A. (2001). A revolução das redes: a colaboração solidária como uma alternativa pós-capitalista à globalização atual. Petrópolis: Vozes.

PEIXOTO, E. (2002). Acesso a mercados: relações de troca e desenvolvimento sustentável. In: FRANÇA, C. L. (Org.) Comércio ético e solidário. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert/ILDES, pp.60-64.

SAMPAIO, F. & FLORES, M. (2002) Comércio ético e solidário e a agricultura familiar brasileira: um outro mercado é possível? In: FRANÇA, C. L. (Org.) Comércio ético e solidário. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert / ILDES, pp.13-30.

SINGER, P. (2002). Introdução à economia solidária. São Paulo: Perseu Abramo.

Downloads

Publicado

01/21/2022

Como Citar

Andreoli Galvão, C. ., de Faria Pereira, V., de Mattos Pimenta, L. F., & da Silva Duarte, M. (2022). REDES SOLIDÁRIAS DE COMERCIALIZAÇÃO E COMPRA DE PRODUTOS NORDESTINOS NO DISTRITO FEDERAL (DF). Revista Espaço E Geografia, 8(1), 1–22. https://doi.org/10.26512/2236-56562005e39749

Edição

Seção

Artigos