As práticas religiosas em O pagador de promessas sob a perspectiva da ADE
Palavras-chave:
Práticas religiosas. Violência e sagrado. Valorização da vida.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas religiosas apresentadas no livro “O Pagador de Promessas” da a perspectiva da Análise do Discurso Ecológica, mostrando como são geradoras de conflitos, sendo assim as causas do sofrimento e da morte no enredo. O “Pagador de Promessas” é uma obra literária escrita em 1960 pelo dramaturgo Dias Gomes, que tem por cenário a cidade de Fortaleza da década de 60, que retrata a história de Zé do Burro um homem simples que faz uma promessa a Santa Barbara de carregar uma cruz tão pesada quanto a de Jesus se a santa curar seu burro de estimação. Durante a narrativa fica visível que todo o conflito é causado pelas práticas segregacionistas realizadas pelo padre contra o personagem principal e até mesmo contra o candomblé. A Análise do Discurso Ecológica utilizada foi proposta por Couto. Basicamente, a ADE se baseia nos conceitos de valorização da vida e de luta contra o sofrimento evitável, da perspectiva da ideologia da vida.
Downloads
Referências
COUTO, Hildo H do. Ecolingüística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus Editora, 2007.
_______. O tao da linguagem: um caminho suave para a redação. Campinas: Pontes, 2012.
_______. Análise do discurso ecológica, 2013. (acesso 01/02/2016): http://meioambienteelinguagem.blogspot.com.br/2013/04/analise-do-discurso-ecologica.html
COUTO, Hildo Honório do; COUTO, Elza Kioko Nakayama Nekoki do; BORGES, Lorena Araújo de Oliveira. Análise do Discurso ecológica ”“ (ADE). Campinas: Pontes Editores, 2015.
COUTO, Elza Kioko N. N. do. Ecolinguística: Um diálogo com Hildo Honório do Couto. Campinas: Pontes, 2013.
COUTO, Elza N.N. do; ALBUQUERQUE , Davi Borges de. Análise do discurso ecológica: fundamentação teórico-metodológica. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, 2015, p. 485-509.
DURKHEIM, Émile, As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GIRARD. René. A violência e o sagrado. São Paulo: Paz e Terra.1998.
GOMES, Dias. O pagador de promessas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
HÉRITIER, F. De La violence. Seminário de F. Héritier. Paris: Odile Jacob,1996.
KUNG, Hans. Teologia a caminho. Fundamentação para um diálogo ecumênico. São Paulo: Paulinas, 1999.
MONTEIRO, M. Um jumentinho na avenida: a missão da Igreja e as cidades. Viçosa: Ultimato, 2007.
PARKER, C. Religião popular e modernização capitalista: outra lógica na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).