A guerra Israel-Hamas vista pela ADE
Mots-clés :
Guerra Israel-Hamas; Sofrimento; ADE.Résumé
A Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE) tem como princípios fundamentais a defesa incondicional da vida e a luta contra sofrimento evitável. Nosso objetivo nesta comunicação vai além da ideia de que toda guerra é absurda e traz sofrimento a muita gente. Falaremos de um caso específico, a guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas. Primeiro, houve o sequestro de inocentes israelenses por membros do Hamas. Como represália, Israel iniciou uma guerra sem tréguas contra esse grupo. Trata-se de dois tipos de sofrimento. Por um lado, temos o sofrimento dos familiares das pessoas israelenses, inclusive crianças e idosos, que foram sequestradas pelo Hamas e levadas para a Faixa de Gaza. Por outro lado, temos os efeitos catastróficos do ataque de Israel ao Hamas, não apenas bombardeando prédios, devastando bairros inteiros e invadindo o território da Faixa de Gaza. A ADE prevê graus de sofrimento e nós pretendemos nos posicionar sobre a guerra, independentemente do discurso dos dois lados. Para tanto nos valeremos não só dos dois princípios supramencionados, mas também da discussão sobre sofrimento, dor, respeito, compaixão e medo na ADE, feita por Fernandes (2021).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).