Biodiversidade e diversidade etnolinguística na Amazônia
Palabras clave:
Biodiversidade; Linguodiversidade; Obsolescência linguística; Morte de língua; Amazônia.Resumen
O objetivo deste artigo é por em paralelo a diversidade linguística com a diversidade biológica na região da Amazônia. Até certo ponto a primeira tem a ver com a segunda. Por ser uma região rica biologicamente, é também rica linguisticamente, fato difícil de comprovar, mas que se tenta provar mediante projeções plausíveis. Por ser uma região só acessível mediante o istmo do Panamá, a região desenvolveu fenômenos linguísticos raros, só existentes nela. A obsolescência e morte de línguas em curso acarretará grande perda no conhecimento linguístico, nos níveis fonológico, morfológico, sintático e até semântico.
Descargas
Citas
RODRIGUES, A. D. Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas. D.E.L.T.A. v. 9, n. 1, 1993a, p. 83-103.
_______. Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas. Ciência Hoje v. 95, 1993b, p. 20-26.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).