Entre o humano e o animal: os discursos presentes em Os gatos te esperam, de Anderson Rodrigues
Palabras clave:
Análise do Discurso Ecossistêmica; Humanidade; Animalidade.Resumen
O objetivo geral deste trabalho é investigar os discursos presentes no conto Os gatos te esperam, de Anderson Rodrigues. O conto aborda a lenda urbana segundo a qual alunos que não conseguem se formar na UnB se transformam em gatos e passam a viver na instituição. Como objetivo específico, tem-se a análise da dicotomia entre humano x animal na narrativa e as visões de mundo que decorrem dessa contraposição. O trabalho é embasado na Análise do Discurso Ecossistêmica e, para se abordar a questão da humanidade e animalidade, recorre-se também ao Ecofeminismo em sua vertente animalista. Tal temática justifica-se pelo fato dos trabalhos que falam sobre formas de vida não humanas na ADE ainda serem escassos. Na análise, foca-se nas interações ficcionais que acontecem na narrativa, observando de que modo os discursos emergem a partir delas. Evidencia-se, de modo geral, que normalmente o ser humano não é visto como mais uma espécie animal, mas sim como antagônica aos animais, contrariando os princípios da ADE, que propõem o ecocentrismo em detrimento do antropocentrismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).