O discurso euclidiano acerca da Guerra de Canudos: uma interpretação ecolinguística de fontes históricas

Autores/as

  • Maria Rosileide Bezerra de Carvalho Universidade do Estado da Bahia
  • Luiz Paulo Almeida Neiva Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Ecolinguística; Discursos; Guerra de Canudos; Formação discursiva.

Resumen

O presente artigo objetiva caracterizar o processo de formação do discurso euclidiano acerca da Guerra de Canudos, a influência das relações de poder em sua construção e a repercussão sobre o discurso oficial. Utilizou-se a teoria-metodologia da análise do discurso ecológica, envolvendo os contextos físico, mental e social. Mobilizou-se o conceito da formação discursiva de fontes históricas, utilizando fontes teóridas Albuquerque (2018), Alves & Acioli (2021), Couto et al. (2021), Couto (2007), Cunha (2003, 2000), entre outros. A análise se utiliza de excertos da obra Os sertões e das reportagens escritas por Euclides da Cunha. Verifica-se o papel da relação dialógica dos fatores exoecológicos na produção semântica da informação no período do conflito. Assim, a exoecologia, os sistemas externos de produção do texto atuaram sobre o discurso euclidiano e nortearam a transformação/reconfiguração da formação discursiva de fontes históricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Rosileide Bezerra de Carvalho, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2002); Especialista em Gestão Ambiental com ênfase em Educação Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (1994); Licenciada em Ciências Biológicas (1987) e Bacharel em Nutrição (1993) pela Universidade Federal da Bahia; Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, com experiência em Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração Universitária, atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia; Educação Ambiental; Fisiologia Animal Comparada; Fisiologia Humana; Avaliação de Políticas Públicas. Membro do GP BIOMSIS (2020). Coordenou o subprojeto PIBID/CAPES/UNEB, Licenciatura Ciências Biológicas - Campus II de agosto de 2012 a fevereiro de 2018. Atualmente coordena o subprojeto Residência Pedagógica - PRP/CAPES/UNEB, Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus II.

Luiz Paulo Almeida Neiva, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2013), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2000), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1977). Atualmente é Professor Adjunto da UNEB, campus Salvador. Curador da Feira Literária de Canudos- FLICAN. Cocoordenador do Projeto Canudos - uma metodologia de planejamento do desenvolvimento local sustentável, de natureza multidisciplinar, envolvendo uma equipe técnica de universidades e organizações do Estado e da sociedade civil organizada, representadas em um Fórum de Desenvolvimento Local. Se dedica à pesquisa em desigualdade e desenvolvimento, sobretudo nos sertões de Canudos, aí com ênfase na preservação da memória da Guerra (1896-1897). Foi Pró-reitor de Planejamento da UNEB (2011/2014), responsável pela concepção e implantação da referida pró-reitoria. Diretor técnico do Instituto Baiano de Desenvolvimento Florestal e Recursos Naturais - IBF (1987/1989), Diretor do Centro de Estudos Euclides da Cunha/UNEB (1995/2002). Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias DCHT/UNEB - Campus XXII - Euclides da Cunha (2003/2006), responsável pela fundação do referido Campus. Gerente de execução do Programa de Reforma Agrária (CAR/GERA) (1990-1991). Coordenou os trabalhos de construção do Planejamento Estratégico da UNEB, período 2006-2013, com metas intermediárias 2006-2012 e coordenou a elaboração do Plano de Metas 2010-2013: ajustando o foco, um instrumento inovador de gestão que compatibiliza Plano Estratégico, Plano Plurianual para o referido período da gestão da UNEB. Tem experiência na área de Planejamento com ênfase em Planejamento Intitucional, Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, planejamento, diversidade cultural, atuando em diversos municípios baianos coordenando a elaboração de planos de desenvolvimento sustentável, a exemplo de Canudos e Santa Brígida, a partir de uma metodologia específica. Diretor do Campus Avançado da UNEB em Canudos. Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural - doutorado turma multicampi de Canudos - UNEB.

Publicado

2023-06-11

Cómo citar

Carvalho, M. R. B. de, & Neiva, L. P. A. (2023). O discurso euclidiano acerca da Guerra de Canudos: uma interpretação ecolinguística de fontes históricas. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(2), 183–200. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/49010

Número

Sección

Artigos