O ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação do campo em Manaus sob a perspectiva da Ecolinguística

Autores/as

  • Greicy de Jesus Coelho UFAM
  • Marta de Faria e Cunha Monteiro UFAM

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem de língua portuguesa; Educação do campo em Manaus; Ecolinguística.

Resumen

Este artigo trata do ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação do campo em Manaus sob a perspectiva da ecolinguística. A pesquisa foi baseada no paradigma qualitativo de cunho etnográfico, utilizando o estudo de caso. Os contextos de realização da pesquisa foram duas escolas da zona rural do município de Manaus, tendo como participantes quatro professores do componente curricular de língua portuguesa do ensino fundamental I e II. Os instrumentos de geração de dados selecionados foram questionários, entrevistas e observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as políticas públicas não contemplam efetivamente o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na realidade do campo. Evidenciaram-se dificuldades nas práticas docentes desse ensino que estejam de acordo com a realidade rural por falta de formação adequada dos professores, de estratégias e projetos que respeitem as particularidades locais, além do material didático que só contempla a educação urbana, e não reconhece a realidade rural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Greicy de Jesus Coelho, UFAM

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2021). Área de Concentração: Sociolinguística e Dialetologia. Linha de Pesquisa: Contato, Variação e Mudança Linguística. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2019). Graduada em Letras Língua Portuguesa e suas Literaturas (UFAM, 2006). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, 2016). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas (SEDUC-AM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas Literaturas.

Marta de Faria e Cunha Monteiro, UFAM

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (PPGLg - 2014) na área de concentração em Linguística Aplicada; Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC (2009); Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999); Licenciada em Letras - Língua e Literatura Inglesa (1993) e Bacharel em Administração de Empresas (1983) pela mesma instituição. Desde 1994 é docente do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa da Faculdade de Letras ? Flet da UFAM. Tem experiência no planejamento e coordenação de cursos e projetos da área de Letras e Linguística Aplicada, atuando principalmente, na área da formação de professores da educação básica, de Inglês para Fins Específicos ? IFE, dos letramentos, discursos e identidades, da elaboração de material didático e da metodologia da pesquisa científica. Na UFAM foi Chefe e Sub-chefe do extinto Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras - DLLE, e ocupou cargos de coordenação de projetos, como os de Coordenadora Acadêmica do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, dos Cursos de Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (T.1 e T.2), de Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu do extinto ICHL, atual IFCHS, de Coordenadora Administrativa do Programa Idiomas sem Fronteiras ? IsF e de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Línguas ? NucLi do IsF na UFAM. Tem apresentado comunicações em eventos de Linguística Aplicada, de formação de professores e do ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos - LinFe, entre outros. É professora Associada II, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado) da UFAM, desde 08/02/2020 (Portaria No. 1414/2020-GR) e Coordenadora do Convênio 05/2018 entre a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC/AM e Ufam (Portaria No. 481/2021-GR de 31/03/2021).

Publicado

2023-06-11

Cómo citar

Coelho, G. de J., & Monteiro, M. de F. e C. (2023). O ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação do campo em Manaus sob a perspectiva da Ecolinguística. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(2), 102–117. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/49005

Número

Sección

Artigos