Os sentidos da natureza: implicando os saberes decoloniais nos estudos discursivos ecolinguísticos

Autores/as

  • Lorena Araújo de Oliveira Borges Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Discursos; Natureza; Ecolinguística; Saberes Decoloniais

Resumen

O presente ensaio tem o objetivo de refletir sobre como os estudos discursivos propostos no seio da Ecolinguística podem se beneficiar do diálogo profundo com os Saberes Decoloniais. À luz das propostas filosófico-teóricas dos estudos ecolinguísticos do discurso (COUTO et al., 2015; STIBBE, 2015; BORGES, 2020; 2021; COUTO; FERNANDES, 2020) e dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2000; 2007; BOFF, 2012; ACOSTA, 2016; SANTOS, 2008; 2010; dentre outros), buscamos aventar uma chave interpretativa que considere, na explanação social das questões analisadas, os sentidos da Natureza. O ensejo para tal parte da percepção de que a Natureza possui, por si própria, uma força agenciadora, fomentando diferentes sentidos e configurando identidades, ou seja, ela participa ativamente e de maneira não determinística na construção das múltiplas sensibilidades de mundo que a habitam. Entretanto, frequentemente, essa agência é apagada no contexto das sociedades ocidentalizadas, sendo a Natureza entendida como uma posse ou domínio a ser conquistado, domesticado, moldado etc.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorena Araújo de Oliveira Borges, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (2015-2018). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2013-2015). Graduada em Letras (2011-2014), com habilitação em Língua Portuguesa, e em Comunicação Social (2002-2005), com habitação em Jornalismo, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Entre 2017 e 2019, atuou como Professora Substituta no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília, ministrando disciplinas de Introdução à Linguística, Oficina de Produção de Textos, Redação Oficial, Português Instrumental, Leitura e Produção de Textos e História da Língua Portuguesa. Em 2015, atuou como professora formadora no Curso EaD África Arte-Educação: Construção de objetos pedagógicos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Gênero e Linguagem, Estudos Feministas, desenvolvendo estudos paralelos nas áreas de Antropologia do Imaginário e Ecolinguística.

Publicado

2023-02-11

Cómo citar

Lorena Araújo de Oliveira Borges. (2023). Os sentidos da natureza: implicando os saberes decoloniais nos estudos discursivos ecolinguísticos. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(1), 85–98. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/47133

Número

Sección

Artigos