Eco-sintropia: uma análise da agricultura sintrópica de ernst göstch a partir da complexidade

Autores/as

  • Marcelo Moreira Santos Faculdade Estácio de Sá

Palabras clave:

Agricultura Sintrópica; Agro-Ecossistema, Agroecologia; Eco-Comunicação; Complexidade.

Resumen

O intuito deste artigo é compreender a dinamicidade ecossistêmica encontrada na agricultura sintrópica de Ernst Götsch. O que se pretende, ao longo do texto, é analisar as noções empírico-práticas desenvolvidas por Götsch a partir de conceitos de teóricos dos sistemas (como Edgar Morin, Mario Bunge, Ilya Prigogine e Jorge Albuquerque Vieira) em conjunto com a Semiótica de Charles S. Peirce. É a partir desta dialogia, de noções e conceitos, que o artigo se desdobra colocando tal arcabouço teórico a serviço da metodologia da agricultura sintrópica. Portanto, o que se almeja, ao longo deste trabalho, é o fortalecimento conceitual desta metodologia a partir do escopo da Complexidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Moreira Santos, Faculdade Estácio de Sá

Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco, Especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Pós-Doutor pela Universidade do Algarve/Portugal em Comunicação, Arte e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética do Cinema, Análise Semiótico-Sistêmica, Autoria Colaborativa, Ecologia das Mídias e Ecossistemas Transmidiáticos. É membro pesquisador do Centro Internacional de Estudos Peircianos ? CIEP desde 2007. Atualmente é bolsista do programa Pesquisa Produtividade 2021 da Faculdade Estácio de Sá com a pesquisa: Sintropia Comunicativa: a Eco-Semiose em Sistemas Sintrópicos e Auto-Poéticos. Em 2021, formou-se no curso técnico de cozinheiro pelo Senac Gastronomia - MS e vem se dedicando também à pesquisa em artes culinárias com passagem pelo Le Cordon Bleu de São Paulo para aprender um pouco mais sobre comida vegetariana. Em 2021, lançou também seu primeiro livro de ficção chamado Coelhos.

Publicado

2023-02-11

Cómo citar

Marcelo Moreira Santos. (2023). Eco-sintropia: uma análise da agricultura sintrópica de ernst göstch a partir da complexidade. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(1), 20–51. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/47129

Número

Sección

Artigos