A (de)colonialidade em personagens de O sertanejo: Representações alencarinas à luz da Ecocrítica

Autores

  • Elisângela Campos Damasceno Sarmento IFPI
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura UFRPE

Palavras-chave:

Ecocologia; Ecocrítica; Decolonialidade; Sertanejos; Literatura; Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar, a partir do método da Análise do Discurso e da perspectiva Ecocrítica, as representações do sertanejo na obra O Sertanejo, de José de Alencar, dialogando com os conceitos de colonialidade e decolonialidade. Tais discursos evidenciam a predominância da colonialidade, embora se perceba, de forma incipiente, o despontar de uma visão contra-hegemônica, que busca a emancipação dos indivíduos. Logo, a Ecocrítica caracteriza-se como um campo de ideias interdisciplinares e transdisciplinares a serem exploradas, sinalizando, assim, um substrato à reflexão das relações do homem com o ambiente natural e sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Campos Damasceno Sarmento, IFPI

Licenciada em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Mestra em Educação (Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, membro do GELCE - Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação do Instituto Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica, currículo, lúdico, arte, cultura, semiárido, meio ambiente, ecopedagogia, ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas interdisciplinares, holismo, produção escrita, produção oral, retextualização, letramento e competência linguística.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, UFRPE

BIÓLOGO & PSICANALISTA. Pós-Doutorado em Comportamento pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto/Portugal, Doutorado em Ciências Biológicas pela UFPB-UFRN/Brasil e UBA/Argentina, Mestrado em Paleontologia pela UFPE/Brasil e UBA/Argentina, Especialização em Anatomia e Morfologia Humana pela UFPE/Brasil, Especialização em Zoologia pela UFRPE/Brasil, Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE/Brasil, Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF/Brasil, Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE/Brasil e realiza curso de Formação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica do Recife-SPRPE/FEBRAPSI-Brasil/IPA-Londres). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIAPE: 1436044), lecionando e orientando alunos da graduação dos cursos presenciais em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e do curso EAD em Pedagogia, assim como dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado), Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado) e Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado); além de orientar nos Programas de Pós-graduação em Planejamento Ambiental da UCSAL (Mestrado e Doutorado); Ecologia Humana da UNEB (Mestrado e Doutorado); Geociências e Paleontologia da UFC (Mestrado e Doutorado). Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas: 1-Comportamento; 2-Ecologia Trófica, Ecologia Reprodutiva, Ecologia Parasitária, Morfologia, Biologia Isotópica, Bioacústica e Conservação de Anfíbios e Répteis (exceto Serpentes); 3-Paleontologia de Anfíbios Anuros; 4-Hirudíneos parasitas de Anfíbios e Répteis; 5-Gestão Ambiental; 6-Psicanálise Teórico-Clínica e Ensino. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE e da Coleção Científica de Hirudineos da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D. CTF IBAMA/SISBIO: 467810. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6035-516X. Fones: +55 81-33206336 (Gabinete-UFRPE), +55 81-33206326 (Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos-LEHP-UFRPE), +55 81-992349495 (Celular). Site do laboratório (LEHP): http://lehpufrpe.wixsite.com/lehpufrpe. E-mail e Skype: geraldojbm@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Sarmento, E. C. D. ., & Moura, G. J. B. de . (2022). A (de)colonialidade em personagens de O sertanejo: Representações alencarinas à luz da Ecocrítica. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 8(1), 47–63. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/42491

Edição

Seção

Artigos