Climate change and new life conditions imply transformation of our cultural orders - A Dialectical Eco-linguistic contribution to an eco-civilized development
Palabras clave:
Mudança climática e as contradições nucleares; Os obetivos de desenvolvimento sustentável da UNU; Linguística dialética; Dialética das relações cultura-natureza; Comunicação transcultural; Dialógo ecológico democrático.Resumen
Como a eco-linguística pode contribuir para a elaboração e realização dos objetivos globais da ONU para o desenvolvimento sustentável? O artigo descreve alguns princípios para a comunicação dentro e entre as comunidades e ecozonas, levando em conta a interdependência dos três parâmetros das condições biológicas, sociais e ideológicas. A mudança climática é hoje um exemplo óbvio de mudança dramática das condições de vida humana. Ela impõe a necessidade de compartilhar territórios e bens de maneira mais solidária. A situação exige novas formas de comunicação transcultural e formas de vida com profundo respeito pela ecologia selvagem e civilizada, de todas as espécies. O artigo se refere teoricamente à tradição ecolinguística de 1987 até hoje, especialmente a Teoria Dialética Dinamarquesa de Linguagem e Ecolinguística (Bang; Døør; Nash; Steffensen, 2007) focalizando nas investigações e análises de todos os tipos de linguagem e linguagear (comunicação, interatividade, discursos, diálogos e textos) no contexto da reorganização das formas de vida humana locais e globais em eco-civilizações mais socialmente iguais e sustentáveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).