Coronavírus, ideologias e Análise do Discurso Ecossistêmica
Resumen
O objetivo deste artigo é comentar a discussão que tem havido em torno da pandemia do coronavírus. Mostra que essa discussão está prenhe de carga ideológica, sobretudo por parte do atual presidente do Brasil e seguidores, contrariamente ao que diz a ciência. Mostra ainda que a Análise do Discurso Ecossistêmica é um bom arcabouço teórico para se analisarem as duas posições bem como para apresentar uma solução holística, não radical.
Descargas
Citas
CAPRA, Fritjof. Belonging to the universe. New York: Harper Collins, 1991.
CHOMSKY, Noam. Knowledge of language. West Port, CT: Praeger, 1986, p. xxv.
COUTO, Hildo Honório do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
_______. O tao da linguagem: um caminho suave para a redação. Campinas: Pontes, 2012.
_______. Análise do discurso ecológica (ADE), 2013. Disponível em:
https://meioambienteelinguagem.blogspot.com/2013/04/analise-do-discurso-ecologica.html (10/04/2020).
_______. Linguística ecossistêmica crítica ou Análise do discurso ecológica. In: COUTO, Elza; DUNDK-CINTRA, Ema; BORGES, Lorena (orgs.). Antropologia do imaginário, ecolinguística e metáfora. Brasília: Thesaurus, 2014, p. 27-41.
_______. Linguística ecossistêmica. In: COUTO et al. (orgs.) 2016, p. 209-261. Disponível também em ECO-REBEL v. 1, n. 1, 2015 em:
https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/9967/8800
COUTO, Hildo; COUTO, Elza; ARAÚJO, Gilberto; ALBUQUERQUE, Davi (orgs.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora da UFG, 2016.
COUTO, Hildo; COUTO, Elza; BORGES, Lorena. Análise do discurso ecológica (ADE). Campinas: Pontes, 2015.
FINKE, Peter. Identity and manifoldness: New perspectives in science, language and politics. In: FILL, Alwin; MÜHLHÄUSLER, Peter (orgs.). The ecolinguistics reader. Londres: Continuum, p. 84-90.
GARNER, Mark. Language: An ecológica view. Berna: Peter Lang, 2004.
MARITAIN, Jacques. Elementos de filosofia: introdução geral à filosofia Rio de Janeiro: Agir, 1959, 5ª. ed.
MARTIN, James R. Positive discourse analysis: Solidarity and change. Revista canaria de estudios ingleses n. 49, 2004, p. 179-200.
NAESS, Arne. Ecology, economy and lifestyle. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).