Linguagem, cultura e meio ambiente: a percepção dos atores de Maguari, na Floresta Nacional do Tapajós, Amazônia, Pará, Brasil
Keywords:
Meio Ambiente. Linguagem Ambiental. Cultura. Flona do Tapajós.Abstract
Este artigo é resultado de pesquisa realizada na Flona do Tapajós, na Comunidade de Maguari. Trata-se de atividade de pós-doutoramento na Unioeste, em parceria com Ppgsaq da Ufopa, vinculado ao Procad, com apoio da Capes. O principal objetivo foi compreender a percepção da linguagem ambiental de cinquenta atores, com apoio do método fenomenológico. Os resultados revelam que: a) a linguagem ambiental para o meio ambiente expressa mais o lugar de vivência; b) a relação cultura e ambiente estão imbricadas em distintas atividades, entre elas o banho no rio; c) a cultura é explicada pelo convívio presente da sociedade, dentre outros.
Downloads
References
BRASIL. Constituição Federal Brasileira de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 22 set. 2019.
BRASIL. Lei no 9.985, de 18 de Julho de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm>. Acesso: 03 out. 2019.
BRASIL. Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4340.htm>. Acesso em 07 dez. 2019.
BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso 07 out. 2019.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em 07 out. 2019.
BARROS, Márcio Júnior Benassuly. Território, Natureza e População Tradicionais na Amazônia: o caso da Comunidade de Maguari, Belterra Pará. In: BARROS, M. J. B. (Org.). Floresta Nacional do Tapajós: Território, economia, gestão e manejo de recursos naturais na Amazônia. Org. Márcio Júnior Benassuly Barros. Santarém, Pará: UFOPA, 2018.
COUTO, Hildo Honório do. Linguística, ecologia e ecolinguística: contatos de línguas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019.
FEITOZA, Jéssica Daniela de Moraes; OLIVEIRA, Tiago Amaral de; BATISTA-LEITE, Luciana de Matos. Andrade. Instrumentos de pesca utilizados pelos pescadores artesanais do município de Serra Talhada-PE. S/d. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0279-1.pdf>. Acesso em: 05 out. 2019.
GIL, Antônio Carlos; SILVA, Suely Percínio. Moreira. O método fenomenológico na pesquisa sobre empreendedorismo no Brasil. Revista de Ciências da Administração, vol. 17, núm. 41, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil, 2015.
IBAMA/ MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Floresta Nacional do Tapajós. Plano de Manejo I, Informações Gerais, 2004. Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/index.php/estantes/planos-manejo/976-floresta-nacional-do-tapajos-plano-de-manejo>. Acesso. 01 nov. 2019.
ICMbio - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Flona de Tapajós ganha relevância global na área de pesquisa. 2012. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/2565-tapajos-ganha-relevancia-global-na-area-de-pesquisa>. Acesso em 13 de jan. de 2019.
ICMbio/ MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Plano de Manejo-Floresta Nacional do Tapajós. Diagnóstico, Vol. 1, 2019. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/plano-de-manejo/plano_de_manejo_flona_do_tapaj%C3%B3s_2019_vol1.pdf>. Acesso em 13 out. 2019.
LARAI, Roque de Barros. Cultura: uni conceito antropológico. Rio de Janeiro.14. Zahar, Ed. 2001.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica - Uma Poética do Imaginário. 5ª. Edição. Manaus: Editora Valer, 2015.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança e Currículo. In: Dança na Escola: arte e ensino Ano XXII - Boletim 2 - Abril 2012. Disponível em: <http://www.ficms.com.br/web/biblioteca/Dan%E7a%20na%20Escola.pdf>. Acesso em 03 out. 2019.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental? Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2012.
SANTOS, Grace Rente dos; BARBOSA FILHO, José; COELHO, Lucyanna. Moura. Avaliação da Gestão da Floresta Nacional do Tapajós, Belterra-PA, na Percepção dos Moradores da Comunidade Maguari. In: Revista Uniara, v.17, n. 2, dezembro 2014.
SANTOS, Grace Rente dos. Avaliação da gestão da Floresta Nacional do Tapajós, Belterra-PA, na percepção dos moradores da comunidade Maguari - Manaus, 2014. 93f. il. color. Dissertação (Mestrado) Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais – Universidade Federal do Amazonas, 2014. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4433>. Acesso: 27 set. 2019.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
TRAVASSOS, Edson. Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre-RS: Mediações, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in institutional repositories or as book chapters), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive revisions as well as increase impact.
Citation of published works (See The Effect of Free Access).