Rui Ramos
Abstract
Rui Manuel Nascimento Lima Ramos, doutorado em Linguística, é professor do Instituto de Educação e pesquisador do Centro de Investigação em Estudos da Criança e do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, em Portugal. Desenvolve investigação em Linguística e em Ensino da língua. É autor de artigos, capítulos e livros; é editor-adjunto de uma revista científica de Linguística; e pertence a grupos de pesquisa no Brasil, inclusive o grupo em torno de ECO-REBEL. Tem experiência de trabalho em projetos de investigação relacionados com a língua e as crianças, e projetos de intervenção, especialmente em Timor-Leste e na Guiné-Bissau, relacionados com o ensino da língua e o sistema de ensino. Um dos seus objetos de análise tem sido o discurso acerca do ambiente, em diversos suportes, assunto sobre o qual publicou o livro O discurso do ambiente na imprensa e na escola: uma abordagem linguística (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2009, 636 páginas), reelaboração de sua dissertação de doutoramento defendida na Universidade do Porto em 2006. Sobre sua produção em geral, ver, nomeadamente, Ramos (2009, 2011, 2012, 2015, 2017, 2017a), Ramos & Ramos (2011, 2012, 2013, 2014, 2015). Participou do I Encontro Brasileiro de Ecolinguística (I EBE, UnB, 2012), de que uma seleção de trabalhos foi publicada em Cadernos de linguagem e sociedade v. 14, n. 1, 203 (sua contribuição é “O rei de Espanha foi caçar elefantes: a construção discursiva do evento nos media portugueses”, p. 17-40). Em ECO-REBEL Rui Ramos publicou os seguintes artigos:
1) “O ambiente como argumento final na imprensa brasileira”, v. 1, n. 1, p. 125-139, 2015;
2) “Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística”, 3, n. 1, p. 41-72, 2017;
3) “O interdiscurso ambiental no discurso político contemporâneo em Portugal”, v. 3, n. 2, p. 69-84, 2017;
4) “Discursos sobre a pandemia: o discurso polémico para além do negacionismo”, v. 6, n. 3, 2020 (dedicado a discursos sobre o coronavírus), p. 37-55, 2020.
Coeditou com Elena Ortiz-Preuss, Elza Kioko N. N. do Couto o livro Múltiplos olhares em linguística e linguística aplicada (Campinas: Pontes, 2016), em que tem o capítulo “O interdiscurso ambiental no discurso político contemporâneo em Portugal” p. 55-74.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in institutional repositories or as book chapters), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive revisions as well as increase impact.
Citation of published works (See The Effect of Free Access).