Biodiversidade e diversidade etnolinguística na Amazônia

Autores

  • Aryon Dall'Igna Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Biodiversidade; Linguodiversidade; Obsolescência linguística; Morte de língua; Amazônia.

Resumo

O objetivo deste artigo é por em paralelo a diversidade linguística com a diversidade biológica na região da Amazônia. Até certo ponto a primeira tem a ver com a segunda. Por ser uma região rica biologicamente, é também rica linguisticamente, fato difícil de comprovar, mas que se tenta provar mediante projeções plausíveis. Por ser uma região só acessível mediante o istmo do Panamá, a região desenvolveu fenômenos linguísticos raros, só existentes nela. A obsolescência e morte de línguas em curso acarretará grande perda no conhecimento linguístico, nos níveis fonológico, morfológico, sintático e até semântico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aryon Dall'Igna Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

all'Igna Rodrigues (Curitiba, 4 de julho de 1925 - Brasília, 24 de abril de 2014) foi considerado um dos mais renomados pesquisadores de línguas indígenas no Brasil. Foi o primeiro brasileiro a obter o título de Doutor em Linguística (Universidade de Hamburgo, Alemanha, 1959), além de ser convidado por Darcy Ribeiro para organizar a primeira pós-graduação em Linguística no Brasil, na recém-criada Universidade de Brasília (UnB). Aryon desligou-se da UnB após o Golpe de 1964, em solidariedade aos colegas demitidos e perseguidos pelos militares, passando a atuar na UFRJ e, posteriormente, na UNICAMP.

Referências

RODRIGUES, A. D. Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas. D.E.L.T.A. v. 9, n. 1, 1993a, p. 83-103.

_______. Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas. Ciência Hoje v. 95, 1993b, p. 20-26.

Downloads

Publicado

2015-05-10

Como Citar

Rodrigues, A. D. (2015). Biodiversidade e diversidade etnolinguística na Amazônia. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 1(1), 38–46. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/9966

Edição

Seção

Artigos