A visão ecológica de mundo aplicada ao jogo eletrônico Don’t starve together

Autores

  • Anderson Nowogrodzki da Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Visão Ecológica de Mundo. Ecolinguística. Comunicação. Virtualidade.

Resumo

Traça-se como objetivo, neste artigo, analisar o jogo eletrônico Don’t Starve Together, visando estabelecer uma nova forma de olhar o ecossistema linguístico em sua diversidade de plataformas comunicativas. Difundem-se, dessa forma, as teorias já estabelecidas no âmbito da Análise do Discurso Ecológica, ampliando seus horizontes e almejando agregar um modelo analítico que englobe enunciados que fujam ao padrão prototípico encontrado na interação comunicacional face-a-face. Para tanto, fundamenta-se em Couto (2007), Couto et al. (2015) e Couto, Couto e Borges (2015), em razão de trazer à luz um modo de olhar excertos de diálogos virtuais, que se desenrolam em um jogo eletrônico de computador, para comprovar e esclarecer a operacionalização da teoria proposta. Leva-se em consideração, acima de tudo, a questão da visão ecológica de mundo, atestando, no momento da observação dos dados, o modo como a materialidade se integra harmonicamente, ou não, a essa perspectiva epistemológica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Nowogrodzki da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2015 - Atual). Graduado em Letras, habilitação em português e inglês, pela Universidade Estadual de Goiás (2011 - 2014). Pesquisador da área de Estudos Linguísticos, concentrando-se no campo da Análise do Discurso. Interessa-se, também, pelos estudos relacionados à Linguística Aplicada. 

Referências

COUTO, Elza K.N.N. Ecolinguística e Imaginário. Brasília: Thesaurus, 2012.
COUTO, H. H. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
______. Descomunhão. http://ilinguagem.blogspot.com.br/2015/09/descomunhao.html (acesso: 02/07/2016), 2015.
_______; COUTO, E. N.; ARAÚJO, G.; ALBUQUERQUE, D. (orgs.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: EDUFG, 2016.
_______; COUTO, E. N.; BORGES, L. Análise do Discurso Ecológica (ADE). Campinas: Pontes, 2015.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins fontes, 2002.
SAPIR, E. Língua e Ambiente. In: COUTO, H. H.; COUTO, E. N.; ARAÚJO, G.; ALBUQUERQUE, D. (orgs.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios
ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: EDUFG, 2016.

Downloads

Publicado

2016-09-11

Como Citar

Silva, A. N. da. (2016). A visão ecológica de mundo aplicada ao jogo eletrônico Don’t starve together. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 2(2), 91–101. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/9692

Edição

Seção

Artigos