O discurso euclidiano acerca da Guerra de Canudos: uma interpretação ecolinguística de fontes históricas
Palavras-chave:
Ecolinguística; Discursos; Guerra de Canudos; Formação discursiva.Resumo
O presente artigo objetiva caracterizar o processo de formação do discurso euclidiano acerca da Guerra de Canudos, a influência das relações de poder em sua construção e a repercussão sobre o discurso oficial. Utilizou-se a teoria-metodologia da análise do discurso ecológica, envolvendo os contextos físico, mental e social. Mobilizou-se o conceito da formação discursiva de fontes históricas, utilizando fontes teóridas Albuquerque (2018), Alves & Acioli (2021), Couto et al. (2021), Couto (2007), Cunha (2003, 2000), entre outros. A análise se utiliza de excertos da obra Os sertões e das reportagens escritas por Euclides da Cunha. Verifica-se o papel da relação dialógica dos fatores exoecológicos na produção semântica da informação no período do conflito. Assim, a exoecologia, os sistemas externos de produção do texto atuaram sobre o discurso euclidiano e nortearam a transformação/reconfiguração da formação discursiva de fontes históricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).