Os sentidos da natureza: implicando os saberes decoloniais nos estudos discursivos ecolinguísticos

Autores

  • Lorena Araújo de Oliveira Borges Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Discursos; Natureza; Ecolinguística; Saberes Decoloniais

Resumo

O presente ensaio tem o objetivo de refletir sobre como os estudos discursivos propostos no seio da Ecolinguística podem se beneficiar do diálogo profundo com os Saberes Decoloniais. À luz das propostas filosófico-teóricas dos estudos ecolinguísticos do discurso (COUTO et al., 2015; STIBBE, 2015; BORGES, 2020; 2021; COUTO; FERNANDES, 2020) e dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2000; 2007; BOFF, 2012; ACOSTA, 2016; SANTOS, 2008; 2010; dentre outros), buscamos aventar uma chave interpretativa que considere, na explanação social das questões analisadas, os sentidos da Natureza. O ensejo para tal parte da percepção de que a Natureza possui, por si própria, uma força agenciadora, fomentando diferentes sentidos e configurando identidades, ou seja, ela participa ativamente e de maneira não determinística na construção das múltiplas sensibilidades de mundo que a habitam. Entretanto, frequentemente, essa agência é apagada no contexto das sociedades ocidentalizadas, sendo a Natureza entendida como uma posse ou domínio a ser conquistado, domesticado, moldado etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Araújo de Oliveira Borges, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (2015-2018). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2013-2015). Graduada em Letras (2011-2014), com habilitação em Língua Portuguesa, e em Comunicação Social (2002-2005), com habitação em Jornalismo, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Entre 2017 e 2019, atuou como Professora Substituta no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília, ministrando disciplinas de Introdução à Linguística, Oficina de Produção de Textos, Redação Oficial, Português Instrumental, Leitura e Produção de Textos e História da Língua Portuguesa. Em 2015, atuou como professora formadora no Curso EaD África Arte-Educação: Construção de objetos pedagógicos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Gênero e Linguagem, Estudos Feministas, desenvolvendo estudos paralelos nas áreas de Antropologia do Imaginário e Ecolinguística.

Downloads

Publicado

2023-02-11

Como Citar

Lorena Araújo de Oliveira Borges. (2023). Os sentidos da natureza: implicando os saberes decoloniais nos estudos discursivos ecolinguísticos. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(1), 85–98. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/47133

Edição

Seção

Artigos