Adam Makkai
Resumo
Adam Makkai nasceu em 16 de dezembro e 1935, em Budapest, Hungria, em uma família de escritores, juízes e ministros da Igreja Húngara Reformada. Ele fez os dois primeiros anos escolares em alemão antes da guerra. Após a guerra aprendeu também russo e francês. Depois de um breve período estudando Direito na universidade, ele começou a estudar francês como opção principal durante dois anos, mas seus estudos foram interrompidos pela Revolução e ele escapou para o Oeste em 1956. Chegou nos Estados Unidos em janeiro de 1957 e foi logo admitido na Universidade de Harvard, onde recebeu um B.A cum laude em russo como primeira opção e francês como segunda. De 1958-1960 Makkai passou dois anos no Havaí, onde lecionou alemão, russo, francês e latim. Em seguida ele ganhou uma bolsa para a Universidade de Yale, onde concluiu um M.A. e Ph.D. em Linguística Geral (1962, 1965), sob a orientação de Sydney M. Lamb, motivo pelo qual tornou-se um praticante de Linguística Estratificacional e um crítico ferrenho da Gramática Gerativa. A tese de doutorado foi sobre a estrutura das expressões idiomáticas em inglês (Idiom structure in English), publicada como livro em 1972 (Haia: Mouton), com o mesmo título.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).