Rui Ramos
Resumo
Rui Manuel Nascimento Lima Ramos, doutorado em Linguística, é professor do Instituto de Educação e pesquisador do Centro de Investigação em Estudos da Criança e do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, em Portugal. Desenvolve investigação em Linguística e em Ensino da língua. É autor de artigos, capítulos e livros; é editor-adjunto de uma revista científica de Linguística; e pertence a grupos de pesquisa no Brasil, inclusive o grupo em torno de ECO-REBEL. Tem experiência de trabalho em projetos de investigação relacionados com a língua e as crianças, e projetos de intervenção, especialmente em Timor-Leste e na Guiné-Bissau, relacionados com o ensino da língua e o sistema de ensino. Um dos seus objetos de análise tem sido o discurso acerca do ambiente, em diversos suportes, assunto sobre o qual publicou o livro O discurso do ambiente na imprensa e na escola: uma abordagem linguística (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2009, 636 páginas), reelaboração de sua dissertação de doutoramento defendida na Universidade do Porto em 2006. Sobre sua produção em geral, ver, nomeadamente, Ramos (2009, 2011, 2012, 2015, 2017, 2017a), Ramos & Ramos (2011, 2012, 2013, 2014, 2015). Participou do I Encontro Brasileiro de Ecolinguística (I EBE, UnB, 2012), de que uma seleção de trabalhos foi publicada em Cadernos de linguagem e sociedade v. 14, n. 1, 203 (sua contribuição é “O rei de Espanha foi caçar elefantes: a construção discursiva do evento nos media portugueses”, p. 17-40). Em ECO-REBEL Rui Ramos publicou os seguintes artigos:
1) “O ambiente como argumento final na imprensa brasileira”, v. 1, n. 1, p. 125-139, 2015;
2) “Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística”, 3, n. 1, p. 41-72, 2017;
3) “O interdiscurso ambiental no discurso político contemporâneo em Portugal”, v. 3, n. 2, p. 69-84, 2017;
4) “Discursos sobre a pandemia: o discurso polémico para além do negacionismo”, v. 6, n. 3, 2020 (dedicado a discursos sobre o coronavírus), p. 37-55, 2020.
Coeditou com Elena Ortiz-Preuss, Elza Kioko N. N. do Couto o livro Múltiplos olhares em linguística e linguística aplicada (Campinas: Pontes, 2016), em que tem o capítulo “O interdiscurso ambiental no discurso político contemporâneo em Portugal” p. 55-74.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).