A descriminalização do aborto enquanto meio de manutenção da vida: a perspectiva da ADE

Autores

  • Lais Carolina Machado e Silva UFG
  • Lajla Katherine Rocha Simião UFG

Palavras-chave:

Aborto. Descriminalização. Análise do Discurso Ecossistêmica.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação acerca de uma questão polêmica, o aborto, pois implica sempre a morte do feto e, em muitos casos, de mulheres que se submetem a práticas ilegais e clandestinas. Este tema implica diversas questões que envolvem política, religião, direito, legislação, saúde, educação, entre outras, talvez seja por esse fator que se tornou um tema difícil, o qual suscita na sociedade diferentes sentimentos. Há inúmeros discursos que afirmam que a descriminalização do aborto seria um meio de manutenção da vida, de modo que um maior número de mulheres poderia ser salvo com a descriminalização dessa prática. Foram esses discursos que se tornaram ponto de partida para essa pesquisa, justamente por enxergarmos uma contradição: como a descriminalização do aborto seria uma forma de manutenção da vida, quando desconsideram a vida dos fetos? Vão além, enxergam essa prática como a favor da vida, no sentido de que as mulheres receberiam um tratamento mais humano e em melhores condições de atendimento. Neste artigo utilizamos o referencial teórico da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE), que enfatiza a ideologia da vida, o que não significa que ela desconsidere as ideologias políticas, porém, ela não será ponto de partida para a análise, na qual buscaremos discutir o delicado dilema ‘morte de mulheres versus morte de feto’. A espinhosa pergunta é: Qual das duas vidas se deve salvar? Após nossa investigação entendemos que quando falamos em descriminalizar o aborto, a questão vai além de uma disputa entre qual seria a vida mais importante, mas sim em entendermos por qual vida podemos fazer alguma coisa, no sentindo de protegê-la. Desse modo, compreendemos que a descriminalização do aborto deve ser entendida como uma prática a favor da vida, não contra, no sentido de que estará resguardando a vida de inúmeras mulheres. A ADE, por defender a vida em seu sentido mais amplo, é a favor da descriminalização do aborto, no sentido de que a vida de muitas mulheres seriam poupadas, posto que não precisariam recorrer as práticas clandestinas. Outro fator que contribui para que a ADE seja a favor é o fato da descriminalização não implicar no aumento no número de casos de aborto, pois pesquisas realizadas em países em que a prática foi descriminalizada revelam que o número se manteve, porém, o número de morte de mulheres diminuiu. Uma das características da ADE é seu engajamento e seu caráter prescritivo, na medida em que propõe alternativas realizáveis que visam a eliminação do sofrimento e a preservação da vida. Dessa maneira, a ADE propõe a criação de medidas socioeducativas que possibilitem um maior conhecimento sobre o uso dos métodos contraceptivos e as questões sexuais, de modo a evitar a banalização do aborto. Como também um maior acesso da população aos métodos preventivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Carolina Machado e Silva , UFG

Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2015-2017). Especialista em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2014-2015). Graduada em Letras-Português, também, pela Universidade Federal de Goiás (2009-2012). Realiza pesquisas com ênfase em Ecolinguística, Análise do Discurso Ecológica e,também, Análise do Discurso. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Imaginário e Ecolinguística (NELIM).

Lajla Katherine Rocha Simião , UFG

Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2016-2018). Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás - IFG. Graduada e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2012/2). Atualmente, atua como professora universitária substituta no Instituto Federal de Goiás - IFG e professora de Literatura no Colégio Delos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Realizava pesquisas em Ecolinguística e pesquisava no Núcleo de Estudos de Imaginário e Ecolinguística (NELIM), cadastrado no CNPQ.

Referências

ARAÚJO, L. L. Descriminalizar não é legalizar. 2014. Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/descriminalizar-nao-e legalizaregvd5w2od4wfyvjc81e7p6hji> Acesso em: 26 de jun. de 2016.

CAVALCANTE, Alcilene; XAVIER, Dulce (Orgs.). Em defesa da vida: aborto e direitos humanos. São Paulo: Católicas pelo Direito de Decidir, 2006.

Código penal. ”“ Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 138 p. Conteúdo: Código penal ”“ Decreto-lei no 2.848/1940

COUTO, H. et al. (Org.) O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios

ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. ”“Goiânia: Editora UFG, 2016. 528 p.- (Coleção Síntese; v. 2)

COUTO, Hildo Honório do. COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do. BORGES,

Lorena Araújo de Oliveira. Análise do discurso ecológica ”“ (ADE) Coleção: Linguagem e Sociedade Vol. 9. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

COUTO, Hildo Honório. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.

FRANÇA, Genival Veloso de, 1935- Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. il.

MIRABETE, J. F. Manual de direito penal: parte especial, arts. 121 a 234 - B do CP. 28.

ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 2.

SCHOR, N.; ALVARENGA, A. T. O Aborto: Um Resgate Histórico e Outros Dados. Rev. Bras. Cresc. Dás. Hum., São Paulo, IV (2), 1994.

TELES, Ney Moura. Direito penal: parte especial: arts. 121 a 212. São Paulo: Atlas, 2004.

v.2.

UMA FEMINISTA CANSADA. Ser a favor da descriminalização do aborto é ser a favor da vida. 2012. Disponível em:

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Lais Carolina Machado e Silva, & Lajla Katherine Rocha Simião. (2021). A descriminalização do aborto enquanto meio de manutenção da vida: a perspectiva da ADE. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 7(1), 54–68. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/34953

Edição

Seção

Artigos