Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística

Autores

  • Rui Ramos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ecoliteracia, literatura para a infância, livro-álbum, linguística .

Resumo

O presente estudo analisa um grupo de obras literárias ilustradas para crianças. Todas encerrarem o potencial de promover a ecoliteracia dos jovens leitores, e são construídas em torno da temática do ciclo da vida. Trata-se de obras nas quais as vertentes estética, lúdica e ética / formativa da literatura para a infância se articulam harmoniosamente. Constituem manifestações socialmente relevantes de um discurso ecológico que se faz presente nas sociedades ocidentais contemporâneas. O quadro teórico em que o presente estudo se inscreve é o dos estudos do discurso, reconhecendo especial relevo à construção dos objetos de discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Ramos, Universidade de Brasília

Possui doutorado em Linguística pela Faculdade de Letras do Porto, Portugal (2006). É professor da Universidade do Minho (Instituto de Educação), Portugal. Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Ensino da língua portuguesa, e de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Leciona ao nível da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Participou em projetos de intervenção e investigação nacionais (FCT) e internacionais (UNICEF). Tem experiência de colaboração com instituições e pesquisadores em Timor-Leste e no Brasil. Foi Professor Visitante na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, em São Leopoldo-RS, Brasil (abril a julho de 2013). É Coordenador Científico e Pedagógico do Instituto da Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor-Lorosa'e, em Timor-Leste (setembro de 2014 a agosto de 2015).

Referências

ARIZPE, E. Meaning-making from wordless (or nearly wordless) picturebooks: what educational research expects and what readers have to say. Cambridge journal of education, v. 43, n. 2, 2013, p. 163-176.

ARIZPE. E.; STYLES, M. Children Reading Picturebooks: Interpreting Visual Texts. 2nd. ed., New York: Routledge, 2016.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BECKETT, S. L. Crossover fiction: creating readers with stories that address the big questions. In: Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, p. 65-76.

BELLORÍN, B. (ed.) El Libro Álbum ”“ invención y evolución de un género para niños. Caracas: Banco del Libro, 2005.

BOSCH ANDREU, E. Estudio del álbun sin palabras. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2015.

CAPRA, F. A teia da vida. Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2002.

COUTO, H. O que vem a ser a ecolinguística, afinal? Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 14, n.1, 2013, p. 275-313.

COUTO, H. e COUTO, E. (2015). Por uma análise do discurso ecológica. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 1, n. 1, 2015, p. 63-80.

COUTO, H.; COUTO, E.; BORGES, L. Análise do Discurso Ecológica. São Paulo: Pontes Editores, 2015.
FILL, A. Tensional Arches: Language and Ecology. In: Fill, A; Penz, H.; Trampe, W. (eds.). Colourful Green Ideas. Papers from the Conference ‘30 years of language and ecology’ (Graz, 2000) and the Symposium ‘Sprach und Ökologie’ (Passau, 2001). Bern / Berlin / Bruxelles / Frankfurt am Main / New York / Oxford / Wien: Peter Lang, 2002, p. 15-27.
FONSECA, J. Linguística e Texto / Discurso. Teoria, Descrição, Aplicação. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa / Nice: Universidade de Nice, 1992.

FONSECA, J. Pragmática Linguística. Introdução, Teoria e Descrição do Português. Porto: Porto Editora, 1994.

HARRÉ, R.; BROCKMEIER, J.; MÜHLHÄUSLER, P. Greenspeak. A Study of Environmental Discourse. Thousand Oaks / London / New Delhi: Sage, 1999.

JUNG, M. Ecological Criticism of Language. In: Fill, A.; Mühlhäusler. P. (eds.). The ecolinguistics reader. Language, ecology and environment. London / New York: Continuum, 2001, p. 270-285.
LINDEN, S. Lire l’album. Le Puy-en-Velay: Atelier du poisson soluble, 2007.
LLUCH, G. Análisis de narrativas infantiles y juveniles. Cuenca: Publicaciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2003.
MARQUES, M. A. Funcionamento do Discurso Político Parlamentar. A Organização Enunciativa no Debate da Interpelação ao Governo. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2000.

MOESCHLER, J. ; REBOUL, A. Dictionnaire Encyclopédique de Pragmatique. Paris: Seuil, 1994.

MOIRAND, S. Autour de la notion de didacticité. Les carnets du CEDISCOR, 1, 1992, p. 9-20.

NAESS, A. The shallow and the deep, long" range ecology movement. A summary. Inquiry, 16, 1973, p. 95-100.
NAESS, A. Ecology community and lifestyle. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
ORR, D. Ecological Literacy: Education and the Transition to a Postmodern World. Albany: State University of New York Press, 1992.
RAMOS, A. M. Saindo do Armário ”“ Literatura para a infância e a reescrita da homossexualidade. Forma Breve, 7, 2010, p. 295-314.

RAMOS, A. M. Apontamentos para uma poética do álbum contemporâneo. In Roig Rechou, B.-A.; Soto López, I; Neira Rodríguez, M. (coord.). O Álbum na Literatura Infantil e Xuvenil (2000-2010). Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2011, p. 13-40.
RAMOS, A. M. Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância e juventude. Porto: Tropelias & Companhia, 2012.
RAMOS, A. M. Reescrever a morte na narrativa infantil portuguesa contemporânea. Tropelías. Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, 23, 2015, p. 151-162.
RAMOS, A. M.; RAMOS, R. (2011). Ecoliteracy Through Imagery: A Close Reading of Two Wordless Picture Books. Children's Literature in Education, v. 42, n. 4, 2011, p. 325-339.
RAMOS, A. M.; RAMOS, R. Urban and rural landscapes in Portuguese picture story books: reification and perceptions. AILIJ - Anuario de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil, 10, 2012, p. 105-120.

RAMOS, A. M.; RAMOS, R. Ecoliteracia e literatura para a infância: quando a relação com o ambiente toma conta dos livros. Solta Palavra, 19, 2013, p. 17-24.

RAMOS, A. M.; VERNON, R. Das dores de crescimento à dor de existir: representações literárias de adolescências feridas. Acta Scientiarum: Language and Culture, v. 37, n. 3, 2015, p. 287-295.

RAMOS, R. O discurso do ambiente na imprensa e na escola. Uma abordagem linguística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2009.

RAMOS, R. Contributos para a caraterização da retórica ambiental na imprensa generalista portuguesa. Revista Galega de Filoloxia, 12, 2011, p. 155-176.

RAMOS, R.; RAMOS, A. M. Promoting ecoliteracy: the challenges of children's literature in the new millennium. In Ommundsen, A. M (ed.). Looking out and looking in. National identity in picturebooks of the new millennium. Oslo: Novus, 2013, p. 59-74.

RAMOS, R.; RAMOS, A. M. Cruce de lecturas y ecoalfabetización en libros pop-up para a infancia. Ocnos. Revista de Estudios sobre Lectura, 12, 2014a, p. 7-24.

RAMOS, R.; RAMOS, A. M. Travelling from the city to the countryside: depictions of urban and rural scenarios in two Portuguese picturebooks. Calidoscopio, v. 12, n. 3, 2014b, p. 265-273.

RAMOS, R.; RAMOS, A. M. Children's literature and the promotion of environmental ethics in Portugal. Portuguese Studies, v. 31, n. 1, 2015, p. 94-106.

SIPE, L. R. How picture books work: A semiotically framed theory of text-picture relationships. Children’s Literature in Education, v. 29, n. 2, 1998, p. 97-108.

STEPHENS, J. (2006). From Eden to Suburbia: Perspectives on the Natural World in Children’s Literature. Papers: Explorations into Children’s Literature, v. 16, n. 2, 2006, p. 40”“45.
ZAPARAÍN, F.; GONZÁLEZ, L. D. Cruces de caminos. Álbumes ilustrados: construcción y lectura. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2010.

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

Ramos, R. (2017). Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 3(1), 41–72. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/10486

Edição

Seção

Artigos