Ecolinguística: um enquadramento conceitual

Autores

  • Jørgen Christian Bang Universidade de Odense
  • Jørgen Døør Universidade de Odense

Palavras-chave:

Ecolinguística, contradições nucleares, matriz semântica, modelo dialógico, referência.

Resumo

A linguística e a linguística aplicada têm tentado se apresentar como neutras, tentando imitar as ciências naturais. A linguagem e a linguística são avaliadas como parte da atividade social, constituídas por e constituindo a práxis social, como parte de um processo significativo que se baseia em valores. A práxis social é constituída por várias contradições nucleares, como cultura-naturezaprivado-público, cidade-campo. A ecolinguística é a parte da linguística aplicada crítica que focaliza as maneiras pelas quais a linguagem e a linguística são envolvidas na crise ecológica. Ela é uma teoria crítica de linguagem e é tanto partidária quanto objetiva. Esse modelo dialético de linguagem inclui também uma matriz semântica, que explicita os diversos tipos de significado. Ele inclui ainda o modelo dialógico que, na verdade, não é 'duológico' como os modelos tradicionais, mas inclui um terceiro participante, vale dizer, ele compreende sujeito 1 (S1), sujeito 2 (S2) e sujeito 3 (S3). Tudo deve ser encarado da perspectiva das dimensões bio-lógica, sócio-lógica e ideo-lógica. A referência compreende as dimensões lexical, anafórica e dêitica. A nossa teoria ecológica e dialética de linguagem e de linguística é uma crítica tanto da cultura que produz a crise ecológica quanto das suas teorias tradicionais de linguagem. O artigo termina com a análise de dois textos legais sobre a produção orgânica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jørgen Christian Bang, Universidade de Odense

Jørgen Christian Bang desde 1974 é professor de linguística escandinava na Universidade de Odense, Dinamarca. Tem publicações nas áreas de linguística geral, semântica e linguagem infantil. Desde 1971 tem colaborado com Jørgen Døør no desenvolvimento de uma teoria dialética da linguagem (linguística dialética) e ecolinguística. Organizou vários simpósios nos encontros da AILA sobre "gênero e língua" e "ecologia da língua". Além de diversos artigos, é coautor do livro Language, ecology and society (2007) com Jørgen Døør. 

Jørgen Døør, Universidade de Odense

Jørgen Døør foi professor de filosofia na Universidade de Odense, Dinamarca,  desde 1966. Suas áreas de interesse incluem filosofia, história da filosofia, filosofia da linguagem e linguagem e ecologia. Tem participado dos simpósios sobre "gênero e língua" e "ecologia da língua" da AILA, juntamente com Jørgen Christian Bang, além dos encontros de ecolinguística realizados na Europa. É coautor do livro Language, ecology and society (2007).

Referências

CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. Cambridge: M.I.T. Press, 1965.

CRYSTAL, D. A dictionary of linguistics and phonetics. Londres: Blackwell, 1985, 2a. ed.

HALLIDAY, M. A. K. New ways of meaning ”“ a challenge to applied linguistics. In: PÜTZ, M. (org.). Thirty years of linguistic evolution. Philadelphia.

HURFORD, J. R.; HEASLEY, B. Semantics: A coursebook. Cambridge: Cambridge University Press, 1983, p. 63.

LYONS, John. Semantics. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

Downloads

Publicado

2015-10-11

Como Citar

Bang, J. C., & Døør, J. (2015). Ecolinguística: um enquadramento conceitual. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 1(2), 84–103. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/10067

Edição

Seção

Artigos