Postulados da Relatividade Restrita: Uma possibilidade de discussão no ensino

Auteurs-es

  • Renatto Barbosa de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.26512/e-bfis.v7i1.9796

Mots-clés :

Relatividade. postulados. motiva¸c˜ao. referenciais inerciais.

Résumé

Este trabalho se propõe a mostrar de que modo se pode atingir os dois postulados da Teoria da Relatividade Restrita, usualmente apresentados sem motivação, através de considerações basicamente envolvendo referenciais inerciais. Por estar, em sua essência, imbuído de aspirações pedagógicas, tipicamente no processo de ensino-aprendizagem, não foi combustível de inquietação a elaboração de conteúdos originais; a busca por uma discussão que anteceda e amenize a entrada na Relatividade Restrita serviu de alento para o desenvolvimento deste trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Renatto Barbosa de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando pelo MNPEF na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Références

FRENCH, A. P. Special Relativity, The MIT Introductory Physics Series. W. W. Norton and Company, 1969, New York.

NEWTON, Sir I. Mathematical Principles of Natural Philosophy. First American Edition, Published by Daniel Adee, 107, Fulton Street, New York, 1846.

MACHADO, K. D.Teoria do Eletromagnetismo V.II. Editora UEPG, 2002, Ponta Grossa, Paraná.

Axiomatic method. P. S. Novikov (originator),Encyclopedia of Mathematics. URL: <http://www.encyclopediaofmath.org/index.php?title=Axiomatic_method&oldid=17770>. Acessado em 15/02/2018

WOOD,W.H.,An experimental study of two approaches to teaching high school geometry (1975). Retrospective Teses and Dissertations. Paper5616

NUSSENZVEIG,H. M. Curso de Física Básica. Paulo: Editora Edgard Blucher, 4 ed., 1997. ISBN:85-212-02989 (vol.1)

EINSTEIN,A. TheMeaning of Relativity. Princeton University Press, 1950.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-27

Comment citer

Souza, R. B. de. (2018). Postulados da Relatividade Restrita: Uma possibilidade de discussão no ensino. E-Boletim Da Física, 7(1), 1–7. https://doi.org/10.26512/e-bfis.v7i1.9796

Numéro

Rubrique

Fundamentos