Postulados da Relatividade Restrita: Uma possibilidade de discussão no ensino
DOI :
https://doi.org/10.26512/e-bfis.v7i1.9796Mots-clés :
Relatividade. postulados. motiva¸c˜ao. referenciais inerciais.Résumé
Este trabalho se propõe a mostrar de que modo se pode atingir os dois postulados da Teoria da Relatividade Restrita, usualmente apresentados sem motivação, através de considerações basicamente envolvendo referenciais inerciais. Por estar, em sua essência, imbuído de aspirações pedagógicas, tipicamente no processo de ensino-aprendizagem, não foi combustível de inquietação a elaboração de conteúdos originais; a busca por uma discussão que anteceda e amenize a entrada na Relatividade Restrita serviu de alento para o desenvolvimento deste trabalho.Téléchargements
Références
FRENCH, A. P. Special Relativity, The MIT Introductory Physics Series. W. W. Norton and Company, 1969, New York.
NEWTON, Sir I. Mathematical Principles of Natural Philosophy. First American Edition, Published by Daniel Adee, 107, Fulton Street, New York, 1846.
MACHADO, K. D.Teoria do Eletromagnetismo V.II. Editora UEPG, 2002, Ponta Grossa, Paraná.
Axiomatic method. P. S. Novikov (originator),Encyclopedia of Mathematics. URL: <http://www.encyclopediaofmath.org/index.php?title=Axiomatic_method&oldid=17770>. Acessado em 15/02/2018
WOOD,W.H.,An experimental study of two approaches to teaching high school geometry (1975). Retrospective Teses and Dissertations. Paper5616
NUSSENZVEIG,H. M. Curso de Física Básica. Paulo: Editora Edgard Blucher, 4 ed., 1997. ISBN:85-212-02989 (vol.1)
EINSTEIN,A. TheMeaning of Relativity. Princeton University Press, 1950.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.