Letramento Científico no Século XXI
definições, problemáticas, desafios e avanços na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.26512/e-bfis.v12i1.53327Resumen
A presente pesquisa é baseada nos resultados do pós-doutoramento do Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa, realizado no Instituto de Física, da Universidade de Brasília, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcello Ferreira, entre 2020 e 2021. De natureza qualitativa, ancorada em formulários eletrônicos, proporcionou apontamentos acerca da percepção e da experiência dos estudantes do curso de extensão em Escrita Científica, coordenado por ambos, em relação ao letramento científico. Os dados evidenciaram padrões de comportamento, convergência e divergência, reforçando a relevância da crítica acerca do papel da tecnologia na educação e seus impactos na formação dos indivíduos na cultura digital. Além disso, o estudo contribuiu para ampliar o entendimento acerca do letramento científico na Educação Superior, bem como para identificar desafios e avanços na promoção do ensino e aprendizagem da ciência. Ao abordar aspectos da razão e da emoção de forma interdisciplinar e reflexiva, respeitando distintas bases epistemológicas, buscou oferecer contribuições significativas para o campo educacional e tecnológico em perspectiva reflexiva, inclusiva, eficaz e adaptada às demandas da sociedade contemporânea na interface educação e tecnologia.
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