IDENTIFICAÇÃO DE SUBSUNÇORES A PARTIR DE ANÁLISE QUALITATIVA BASEADA EM LÓGICA DIFUSA
DOI:
https://doi.org/10.26512/e-bfis.v11i3.50737Resumen
A avaliação automatizada na Educação tem se valido intensivamente do modelo de Teoria da Resposta ao Item (TRI) nas últimas décadas. A TRI se constitui em modelo estatístico quantitativo para avaliação de conhecimentos efetivos dos estudantes. Nela, os escores dos estudantes são comparados com escores definidos por pré teste dos itens do instrumento de avaliação. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) preconiza quatro etapas no processo de ensino: uma etapa inicial, relacionada ao levantamento de conhecimento prévio (subsunçores) de cada aluno, uma etapa de organização avançada, que busca organizar os subsunçores levantados, uma etapa de diferenciação progressiva dos conceitos que se deseja ensinar e a etapa de reconciliação integradora. A etapa de levantamento de subsunçores é essencial para o bom andamento da aplicação da TAS no ensino. Entretanto, trata-se de um processo para o qual avaliações quantitativas como a TRI não são adequadas, pois a subsunção se refere ao momento em que os conceitos ainda não estão sedimentados na estrutura cognitiva do estudante – estão, pois, difusamente estabelecidos. A Lógica Difusa passa a ser, então, uma possibilidade natural e efetiva de avaliação qualitativa automatizada dos estudantes, uma vez que é capaz de acessar conceitos ainda não efetivamente estabilizados na estrutura cognitiva destes estudantes. Ademais, a modelagem difusa é facilmente implementada computacionalmente. Este trabalho apresenta um esquema geral de modelagem difusa para o problema do levantamento dos subsunçores de estudantes de modo a superar as dificuldades apontadas. Essa modelagem já foi implementada computacionalmente e já se encontra em uso, mostrando que a abordagem qualitativa difusa do problema é plenamente satisfatória para situações de levantamento de subsunçores.
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