Álgebra linear, do concreto para o abstrato
DOI:
https://doi.org/10.26512/e-bfis.v7i2.11139Resumo
O ensino da Álgebra Linear passou por importantes mudanças ao longo dos anos. Todavia, essas modificações não foram suficientes para suprir as dificuldades enfrentadas pelos alunos.. Vários são os fatores que dificultam a aprendizagem. Dentre eles, podemos destacar o elevado nível de abstração dos assuntos são abordados, o que dificulta, em boa parte dos estudantes, o entendimento de conceitos fundamentais para futura utilização em outras disciplinas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de um projeto desenvolvido em sala de aula que abordou a metodologia de resolução de problemas partindo do concreto para o abstrato, de alguns tópicos de Álgebra Linear.
Downloads
Referências
CELESTINO,M.R. (2000). Ensino aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. Brasil:PUC-S ão Paulo.
DEWEY, J. (1959). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3a.ed. São Paulo: Nacional. Tradução de Godofredo Rangel eAnísio Teixeira.
DORIER, J. L. (1998). État del’art de La recherche em didactique-À propôs del’enseignement del’algebre lin eaire.França: Recherche sin Didactique dês Mathematiques ,vol.18, n2, p.193-230.
HILLEL,J.(2000).Modes of description and the problem of representation in linear algebra. In: J. L. Dorier (d,),On the teaching of linear algebra (p.191-207). Kluwer Academic Publishers.
MALAJOVICH, G. (2010 Álgebra linear. 3a. ed, Brasil: UFRJ.
MOTTA,V.S.(2003). Álgebra linear na cozinha, Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-Cobenge.
ONUCHIC,L.R.(1999).Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas.In: BICUDO, M .A. R. (org): Pesquisa em educação matemática: Concepções e perspectivas. São Paulo: Edunesp, p.199-218.
POLYA, G. (1994). A arte de resolver problemas: um enfoque do método matemático. Tradução e adaptação: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro.
SCHROEDER, T. L; Lester Jr,F. K. (1989). Developing understanding in mathematics via problems olving. In: Trafton, P. R.; Shulte, A. P.(ed). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, p. 31-42.
UHLIG, F. (2002).The Role of Proof in Comprehending and Teaching Elementary Linear Algebra. Educational Studies in Mathematics, 50, p.335-346.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.