Significação musical no contexto da cena multimedial: o caso Brecht-Weill
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8658Resumo
Um dos principais problemas nas teorias de Brecht sobre a música são as críticas sobre a sua aceitação irrefletida. Um expoente clássico destas críticas é Fowler, em seu trabalho sobre o gestus brechtiano intitulado Received truths (1987), que observa criti- camente certos usos daquilo que Brecht deixou como legado em seus escritos, tratan- do conceitos e afirmações como “verdades aceitas”. Seu estudo se concetra na recepção da teoria brechtiana sobre a música em cena, e procura mostrar como os estudiosos de Brecht usam os conceitos na análise da relação texto-música de maneira irrefletida. Ele também argumenta que Brecht não construiu uma teoria satisfatória para compreender a significação musical. Outros autores seguiram esta tendência crítica, como Rambo-Hood (2009), argumentando contra a possibilidade dos escritos de Brecht serem adequados ou suficientes teoricamente para se interpretar a significação musical por meio de concei- tos como gestus, teatro épico e a brechtiana “separação dos elementos”2. Estes conceitos, principalmente na forma como Brecht os registrou no final da década de vinte e início da década de trinta3, se relacionavam com as montagem da época trazendo reflexões e propostas.
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