A Teatralidade Ibérica em algumas canções de Juan del Encina
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35749Palavras-chave:
Juan del Encina, Música Antiga, História da Música IbéricaResumo
Poeta, músico e dramaturgo do pré-renascimento espanhol, Juan del Encina (1468- 1529) foi patriarca e um dos mais importantes fundadores da dramaturgia ibérica. A veia teatral de sua obra musical apresenta, por um lado, ainda uma direta continuação do Auto Medieval, composição teatral de linguagem simples e extensão curta, e por outro uma já distinguida qualidade Renascentista. Seus poemas são concebidos para serem cantados e cada um deles forma um brevíssimo e sintético ato dramático. A forma literário-musical do Romance é largamente utilizada na obra de Encina, que se encontra também desmembrada em outras formas como as Cantigas, as Tonadas e os Villancicos signos de uma obra marcadamente étnica. De inspiração popular, sua obra transita entre eras de tradição oral e escrita da transmissão das habilidades e da cultura musical. Os textos e a música de Encina compõem uma unidade expressa em melodias pungentes e ritmos fortes através da força dramática de temáticas como o amor, a dor, a religiosidade, e a sátira. Estudando e considerando todos estes importantes elementos criadores e instituidores da obra de Encina, propomos uma análise macroestrutural visando o arranjo e a performance musical comentada de algumas canções do referido autor, exemplificando e trazendo a tona o vigor e a dramaticidade contextual do teatro musical espanhol na obra de Juan del Encina.
Downloads
Referências
BURKHOLDER, J. Peter; PALISCA, Claude V. (eds.). Norton Anthology of Western Music, v.1: Ancient to Baroque, 6oed. New York/London. W.W.Norton and Company, 2010.
GOMES, João Alexandre Straub. A Representação da Melancolia nas Ayres de John Dowland. 163f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.
FIORENTINO, Giuseppe. “Unwritten Music and Oral Traditions at the Time of Ferdinand and Isabel”. In: Companion to Music in the Age of Catholic Monarchs.
Tess Knighton (ed.). Leiden/Boston: Brill, 2017, pp.504-548.
SHUTE, John Derek. The English Theorists of the Seventeenth Century with Particular Reference to Charles Butler and the Principles of Musik in Singing and Setting 1636. 252f. Tese (Master of Letters), Durham University, England, 1972.
WHETNALL, Jane. “Secular Song in Fifteenth-Century Spain”. In: Companion to Music in the Age of Catholic Monarchs. Tess Knighton (ed.). Leiden/Boston: Brill, 2017, pp. 60-96.
WHITE, John. The analysis of music. New Jersey: Prentice-Hall, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Werner Ewald, João A. Straub Gomes, Marcelo Borba,Leonora Oxley e Carlos W. Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.