A Poética Interartística de Marguerite Duras: sons e visualidades, propondo reflexões políticas

Autori

  • Ana Cristina Silva de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45012

Parole chiave:

Marguerite Duras, Judith Butler, Interartístico, Gênero

Abstract

Este artigo propõe uma análise da composição interartística do filme India
Song (1975), dirigido por Marguerite Duras. Será explorada a visualidade da obra e sua analogia com as artes visuais, assim como os sons do filme, os quais são fundamentais para o entendimento da narrativa. A obra é analisada a partir
dessa intersecção entre linguagens artísticas que participam da crítica política
às questões sociais e de gênero, que Duras realiza. A pesquisa tem como fundamento a teoria de gênero performativo de Judith Butler e destaca sua relação com a paródia na representação dos personagens. A proposta metodológica é pautada pelas orientações de análise fílmica dos teóricos Jacques Aumont e Michel Marie, a partir de estudos da imagem.

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Riferimenti bibliografici

L’article propose une l’analyse de la composition interartistique dans le film

India Song (1975), réalisé par Marguerite Duras. La visualité de l’oeuvre et son

analogie avec les arts visuels seront explorées, ainsi que les sons du film,

fondamentaux pour comprendre le récit. Le travail est analysé à partir de cette

intersection entre les langages artistiques qui participent à la critique politique, aux questions sociales et de genre, que Duras interprète, La recherche s’appuie sur la théorie du genre performatif de Judith Butler et met en évidence son rapport à la parodie dans la représentation des personnages. La proposition méthodologique utilize les lignes directrices de l’analyse cinématographique des théoriciens Jacques Aumont et Michel Marie, a partir d’ études d’images.

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Pubblicato

2022-04-28

Come citare

Oliveira, A. C. S. de. (2022). A Poética Interartística de Marguerite Duras: sons e visualidades, propondo reflexões políticas. Dramaturgias, (19), 192–217. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45012