Yemònjá: signos estéticos em processos sonoros e coreográficos na montagem em dança
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45009Parole chiave:
Dança, Metafísica, Cantar-dançar-batucarAbstract
Neste texto, trazemos informações e dialogamos sobre possíveis processos composicionais de movimentos corporais e musicais em um espetáculo de dança. Tratamos da montagem do espetáculo de dança negro-brasileira infantojuvenil O Mar que banha a ilha de Goré. Trabalho capixaba organizado pelo Coletivo Emaranhado, da cidade de Vitória (ES), no ano de 2021, em parceria com a multiartista Kiusam de Oliveira. O nosso propósito é compartilhar possíveis caminhos de como estruturar uma dança negro-brasileira, para que assim possamos registrar, externalizar e contribuir com epistemologias que versam sobre a arte negro-brasileira e processos de montagem e encenação que não coloque a cultura afrodiaspórica em espaços de fetichismo e exotismo. Abrimos caminhos e criamos repertórios-outros para dialogarmos sobre a arte da dança, pesquisas musicais e possíveis escolhas coreográficas que estejam com as suas motrizes em diálogo com as metafísicas afrodiaspóricas.
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