“O sol crestante derrama os seus raios ardentes”, enquanto a serpente, como secreta protectora, repousa no meu quarto no 59 do Palace-Hotel de Santa Fé. Experiência e discurso antropológico em Wassily Kandinsky e Aby M. Warburg
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35760Parole chiave:
Kandinsky, Aby Warburg, Visualidade, Antropologia, ViagensAbstract
Não é o olhar sobre os vestígios do que já foi mas o olhar sobre o que está a ser que leva Wassily Kandinsky a visitar camponeses em Vologda, no ano 1889, e Aby M. Warburg a procurar o lugar dos índios Pueblo no Novo México em 1895. Ambos são parte de uma mesma época. Cada um por si transporta uma genética própria como expressão de uma herança cultural europeia comum, mar- cada também, e apesar disso, pela convivência com diferentes tradições religiosas. Estão os dois a ocidente e deslocam-se: o primeiro para o norte da Rússia, o segundo em direcção ao sul dos EUA.
De que vão à procura? O que anima o deslocamento de cada um a lugares onde se habita numa conformidade autêntica com os elementos e a natureza? O que os move em direcção ao que podendo ser diferente está a ser, mesmo que radicado em vestígios que a passagem do tempo não eliminou? Como um quase, isto é, deixando sempre de fora mais do que conscientemente deseja- riam, Wassily Kandinsky e Aby M. Warburg observam, estudam e catalogam, classificam o que lhes é estranho e os fascina no viver de outros seres humanos.
O futuro artista plástico e o já historiador de arte, a um tempo e ainda que em diferentes lugares, tomam para si, por uma vez na vida, a carne de antropólogos e etnólogos. Forte vivência essa que para sempre perdurará nas suas concepções estéticas!
Seguiremos esses trajectos através do que sobrou escrito e captado por imagens visuais em <Wologda Tagebuch> de Kandinsky e Schlangenritual ”“ Ein Reisebericht de Aby M. Warburg.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Vassilii Surikov, Ecke mit Ikonen im Bauernhaus, 1883. Studie für Menshikov bei Berisov. Aquarell. 23,8 x 33,8 cm Staatliche Galerie Tretyakov, Moskau. Photo: I. Kozlova. 1991.
Bauernstube Nordrussland, um 1850 Russisches Museum, St. Petersburg
Wassily Kandinsky, Brotsegen, um 1889. Aquarell und Bleistift, Entwurf. 18,3 x 24,6 cm Staatliche Galerie Tretyakov, Moskau.
Wassily Kandinsky, Ludwigskirche in München, 1908 ӈl auf Pappe. 67,3 x 96 cm
Sammlung Cármen Thyssen-Bornemisza
Museum Thyssen-Bornemiza, Madrid.
Badehaus und Privatbadezimmer im Sanatorium »Bellevue«, Kreuzlingen Universitáˆtsarchiv Tübingen, Signatur 442/364.
Passage, Purification
Hopi Indianer, Digital composite, 1997
Victor Masayesva Jr., Husk of Time ”“ The Photographs of Victor Masayesva, Tucson,
The University of Arizona Press, 2006, S. 69.
Cleo Jurino, Kosmologische Darstellung, Santa Fé 1896, mit Anmerkungen von Warburg Warburg Institute Archive, London
Andy Goldsworthy, black river / hard sand / carved and dug / long hot day /becoming cloudy
Galisteo, New Mexico 16 July 1999
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Anabela Mendes
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.