Música para ver, teatro para ouvir: aspectos idiomáticos da música-teatro de Gilberto Mendes

Auteurs-es

  • Fernando Magre Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

DOI :

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27398

Mots-clés :

Gilberto Mendes. Music theater. Music theatre. Brazilian contemporary music. Música Nova Group.

Résumé

Gilberto Mendes (1922-2016) foi um dos mais importantes compositores brasileiros da segunda metade do século XX e início do século XXI. Sua obra é multifacetada e não segue a um programa estético específico. No que tange à música-teatro, gênero que consiste na criação cênica a partir da prática composicional musical, Gilberto Mendes foi, juntamente com seus companheiros do Grupo Música Nova, pioneiro no Brasil, além de figurar entre os primeiros compositores do gênero a nível internacional, juntamente com Mauricio Kagel e outros. Neste artigo, fazemos primeiramente uma breve contextualização do compositor, e depois apresentamos uma revisão bibliográfica sobre a história e práticas da música-teatro, acrescentando nossa contribuição como pesquisadores do gênero no contexto brasileiro. Por fim, apresentamos as principais características encontradas na música-teatro de Gilberto Mendes, verificando quais são seus procedimentos idiossincráticos e quais são aqueles que, de modo mais abrangente, se integram às bases dessa prática. Este trabalho, como parte de uma pesquisa mais ampla, visa resgatar uma parte importante e ainda não investigada da obra de Gilberto Mendes, além de colaborar para a inserção da música-teatro brasileira nos debates internacionais sobre o gênero.

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Biographie de l'auteur-e

Fernando Magre, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical ”“ NOVA FCSH

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Publié-e

2019-09-30

Comment citer

Magre, F. (2019). Música para ver, teatro para ouvir: aspectos idiomáticos da música-teatro de Gilberto Mendes. Dramaturgias, (11). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27398