O Conflito como Fundamento do Drama
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27381Parole chiave:
Drama. Conflito. Filme de Animação. Filme de Suspense. Telenovela.Abstract
A partir da definição de Hegel de que o gênero dramático se estrutura a partir da colisão entre duas vontades, são examinadas formas artísticas contemporâneas de grande sucesso junto ao público, para corroborar a importância do conflito em suas estruturas, quais sejam: o filme de animação, o filme de suspense e a telenovela.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ECK, Kellen. Guillermo del Toro teams with Netflix for stop-motion take on ‘Pinocchio’. Mashable. Disponível em: https://mashable.com/article/pinocchio-netflix-del-toro/#vZBgk3JnHgq2. Acesso em 10 Dec 2018.
BRECHT, B. Brecht on Theatre. The Development of an Aesthetic. Ed. John Willet. New York: Hill and Wang, 1964.
BRUNETIÈRE, Ferdinand. The Law of Drama. In: Barret CLARK, ed. European Theories of the Drama, New York: Crown Publishers, 1978, pp. 380-386.
BUCHANAN, Kyle. Why are Finding Nemo and Finding Dory such enormous hits? Vulture. Disponível em: https://www.vulture.com/2016/06/why-are--the-finding-nemo-movies-such-big-hits.html. Acesso em 04 Jun 2019.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural: pesquisa de método. Tradução de: Haquira Osakabe e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1973.
HEGEL, Georg.W.F. ‘Dramatic Poetry ’. Dramatic Theory and Criticism. Org. Bernard Dukore. Heinle: Boston, 1974.
LAWSON, John Howard. Theory and Technique of Playwrighting and Screenwriting. New York: Putnam’s Sons, 1949.
LEMA, Michelle. 8 Signs you’re obsessed with Finding Nemo. Oh, my Disney. Disponível em: https://ohmy.disney.com/movies/2016/03/16/8-signs-you-re-obsessed-with-finding-nemo/. Acesso em 04 Jun 2019.
MALONE, Clare. The Serious Business of Animated Films, by the Numbers. The New York Times Style Magazine. 20 Oct 2015. p. 70.
MAYERSON, Mark. Pinochio, Part 3ª. Mayerson on Animation. 2007. Disponível em: http://mayersononanimation.blogspot.com/2007/03/pinocchio-par-t-3a.html. Acesso em 10 Dec 2018.
MOTTA, Fernanda Gosser. Muito além da maquiagem carregada ”“ O sucesso das telenovelas mexicanas no Brasil ”“ A visão dos telespectadores. 2006.
PALLOTTINI, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Ática, 1988.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução: Maria Lúcia et al. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SILVA, Odair José Moreira da. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
UBERSFELD, Anne. Para Ler o Teatro. Trad. José Simões Almeida Júnior (co-ord.). São Paulo: Perspectiva, 2005
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.