Teatro para bebês: uma experiência de escuta na construção dramatúrgica cênica-musical
DOI :
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8751Mots-clés :
Processos Criativos, Dramaturgia Musical, Escuta, Teatro para bebês, Primeira Infância.Résumé
O teatro para bebês já ocupa um lugar singular no teatro contemporâneo. Seu estudo está vinculado ao ensino na primeira infância, mas também ao desenvolvimento de outras formas de se pensar a sua própria poética em cena. O sonoro-musical é parte da construção da atividade de escuta que, por sua vez, acompanha as diferentes etapas de elaboração da obra teatral, assim como encontra ecos de ressonância na “construção do imaginário poético” do artista-criador e em seu processo de criação dramatúrgica. Um estudo que trata da criação cênica aliada à construção de uma “escuta-ativa” entre intérprete e público, simultaneamente, durante a sua elaboração e recepção, tendo o sonoro-musical como eixo constituinte - o leitmotiv - do próprio espetáculo.
Téléchargements
Références
APRO, Flávio. Interpretação Musical: Um universo (ainda) em construção. In: LIMA, Sonia Albano de Lima (Org). Performance e Interpretação Musical: Uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora, 2006.
BACHELARD, Gaston. A poética do Devaneio. Tradução Antonio de Pádua Danesi. Brasília Martins Fontes, 1996.
______. A poética do Espaço. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Série Pesquisa em Educação, v.3. Brasília: Plano, 2002.
BEAINI, Thais Curi. A Memória: Medida Ontológia do Cosmos. São Paulo: Editora Palas Athena, 1989.
_______. Máscaras do Tempo. Vozes. Petrópolis: 1995.
CABANIS, Anne-Françoise; JANNELLE, Chantal. La création et Le petit enfant. Allée de la Ferme, França: Editions de l’Aube, 1993.
CHION, Michel. La audiovisión ”“ Introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Barcelona: Ediciones Paisós Ibérica, S.A., 1993.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocações e dialogistmo. São Paulo: Hucitec, 2011.
ELIADE, Mircea. Imagens e Símbolos: Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. In: Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 7, 83-90, set. 2002.
LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
______. Experiências e alteridade na educação. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.
LORCA, Federico García ”“ Seleção, tradução e notas de Marcus Mota. Conferências. Brasília: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: Ensaio sobre a Alteridade. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
MOTA, Marcus. Imaginação e Morte: Estudos sobre a representação da finitude. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
OBICI, Giuliano Lamberti. Condições da escuta ”“ Mídias e Territórios Sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
PEIXOTO, Carlos Agusto Junior; ARÁN, Márcia. O lugar da experiência afetiva na gênese dos processos de subjetivação. In: Revista PSICOLOGIA USP, São Paulo, 2011, 22(4), 725-745.
PIORSKI, Gandhy. Náufragos e Piratas do Aprendizado. In: MEIRELLES, Renata (Org). Território do Brincar-Diálogo com Escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015.
REYNER, Igor Reis. Pierre Schaeffer e sua teoria da escuta. Porto Alegre: Opus, v. 17, n. 2, p.77-106, 2011.
RODRIGUES, Helena. A festa da música. In: Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas n. 17, Lisboa, Edições Colibri, 2005, p. 61-80. Disponível em: <http://run.unl.pt/handle/10362/8039>. Acesso em: 1 jan. 2016
SACKS, Oliver. Alucinações musicais: Relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia
das Letras, 2007.
SARRAZAC, Jean Pierre. O Futuro do Drama. Porto: Editora Campo das Letras, 2006.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 1997.
______. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. Madrid: Alianza Editorial, 2003.
SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner. In: LIGIÉRO, Z. (ORG). MAUAD X. Rio de Janeiro: Editora Ltda, 2012.
SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
SOUZA, João Wesley de Souza. Prospecção e construção poética ”“ Considerações sobre algumas possíveis vertentes do processo de criação artística. In: Anais de Pesquisa PPG IA UNESP 2015 ”“ Edição Internacional. Disponível em: <http://iaunespjornada2015.blogspot.com.br/2015/06/anais.html>. Acesso em: 17 dez.2015.
STERN, Daniel. Diario de un bebé. Barcelona: Paidós, 2011.
TREHUB, Sandra. In the beginning: A brief history of infant music perception. University of Toronto and Université de Montral, Toronto, 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 jan. 2016.
WINNICOTT, D.W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.