A Diva entre o Mito e a Verdade: Em torno de Maria by Callas de Tom Volf

Auteurs-es

  • João Pedro Cachopo

DOI :

https://doi.org/10.26512/dramaturgias22.48300

Mots-clés :

Maria Callas, Mito, Verdade, Documentário, Exposição

Résumé

Concebido e concretizado por Tom Volf, o projecto Maria by Callas incluiu uma exposição, um documentário e três livros. Une-os, segundo o autor, o propósito de devolver a Maria Callas (1923-1977) a prerrogativa de “contar a sua própria estória nas suas próprias palavras”. De facto, uma das características distintivas do projecto consiste no recurso sistemático às palavras ditas, escritas ou cantadas pela artista. Mas há mais: o projecto dá a conhecer uma panóplia de documen- tos inéditos, incluindo “filmes privados em Super 8, fotografias desconhecidas, gravações pirata, cartas íntimas e entrevistas perdidas”. A novidade do projecto seria então atestada não apenas pela autenticidade do testemunho mas também pelo ineditismo dos materiais. Apesar dos méritos da exposição e do documentário, o projecto suscita inúmeras questões, nomeadamente em relação à pretensão de verdade do documento e do testemunho. Não é esta pretensão de verdade em si mesma um mito? Além disso, o projecto dá corpo a um paradoxo, que nos diz muito sobre os anseios e os receios da nossa era. Por um lado, valorizam-se as cópias, as imagens, os vestígios, bem como a diversificação das es- tratégias que os tornam visíveis e audíveis; por outro lado, tal valorização assenta nas figuras do original: a veracidade, a autenticidade, a transparência. É à análise deste paradoxo, bem como à apreciação crítica deste projecto no contexto de uma reflexão mais ampla sobre a sobrevivência e a intensificação do mito de Callas no século XXI, que se dedica este artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Ardoin, John. The Callas Legacy: The Complete Guide to Her Recordings on Compact Discs. Portland, Oregon: Amadeus Press, 1995.

Aversano, Luca and Jacopo Pellegrini (eds). Mille e una Callas. Voci e studi. Macerata: Quodlibet, 2016.

Beguelli, Marco. “Maria Callas and the achievement of an operatic vocal subjectivity”. In The Female Voice in the Twentieth Century: Material, Symbolic and Aesthetic Dimensions, ed. Serena Facci and Michela Garda, pp. 43-60. London: Routledge, 2021.

Castillo, Monica. “Maria by Callas”. In Roger-Ebert, 2 de Novembro de 2018. Ceccatty, René de. Maria Callas. Paris: Gallimard, 2009.

Cenciarelli, Carlo. “The Limits of Operatic Deadness”. In Cambridge Opera Journal, Vol. 28, No. 2 (2016), pp. 221-226.

Cachopo, João Pedro. “Callas and the Hologram: A Live Concert with a Dead Diva”. In Sound Stage Screen, Vol. 2, No. 1 (2022), pp. 5-29.

Clément, Catherine. Opera. The Undoing of Women. Trans. Betsy Wing. Foreward by Susan McClary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988 [1979].

Dellenbaugh, Ginger. Maria Callas: Lyric and Coloratura Arias. New York & London: Bloomsbury, 2022.

Ehrlich, David. “A Star is Reborn in a Dense Portrait of the Opera Singer in Her Own Words”. In Indie Wire, 8 de Outubro de 2018.

Hornaday, Ann. “The Documentary Maria by Callas is a deliciously sensuous portrait of the late opera superstar”. In The Washington Post, 8 de Novembro de 2018.

Huffington, Arianna Stassinopoulos. Maria Callas, the Woman behind the Legend. Simon and Schuster, 1981.

McCarthy, Todd. “Maria by Callas: Film Review”. In The Hollywood Reporter, 10 de Setembro de 2018.

Kesting, Jürgen. Maria Callas. Northeastern University Press, 1993.

Kluge, Alexander. Temple of the Scapegoat. Opera Stories. Trans. Isabel Fargo,

Donna Stonecipher, and others. New York: New Directions Books, 2018. Koestenbaum, Wayne. The Queen’s Throat: Opera Homosexuality, and the Mystery

of Desire. New York: Da Capo, 2001.

Knipp, Chris. “Tom Volf: Maria by Callas (2017)”. In Filmleaf, 13 de Dezembro de

Petsales-Diomedes, Nikos. The Unknown Callas: The Greek Years. Amadeus Press, 2001.

Stevens, Nicholas (ed.). “Review Colloquy: 7 Deaths of Maria Callas (Live stream from Bayerishe Staatsoper, Munich, September 2020)”. In The Opera Quarterly, Vol. 36, No. 1-2 (2020), pp. 74-97.

Tobias, Scott. “Maria by Callas”. In Variety, 10 de Setembro de 2018.

Travers, Peter. “Maria by Callas Is the Encore the Legendary Diva Demands”. In

Rolling Stone, 1 de Novembro de 2018.

Volf, Tom (ed.). “Maria by Callas in Her Own Words”. In Maria by Callas; https://

www.mariabycallas.com (consultado pela última vez a 24 de Abril de 2018) __________. Maria by Callas. Paris: Assouline, 2017.

__________. Callas Confidential. Paris: Éditions de La Martinière, 2017). __________. Lettres et mémoires (Paris: Albin Michel, 2019).

Téléchargements

Publié-e

2023-04-29

Comment citer

Cachopo, J. P. (2023). A Diva entre o Mito e a Verdade: Em torno de Maria by Callas de Tom Volf. Dramaturgias, (22), 462–482. https://doi.org/10.26512/dramaturgias22.48300