Diálogo entre Fídias e William Kentridge na paisagem cultural intertemporal da Acrópole de Atenas: interatividade e performance do público na arte antiga e contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.44694Mots-clés :
Partenon, Arte grega, Arquitetura grega, Cinema, Arte contemporâneaRésumé
O artigo traz uma reflexão sobre os diálogos que são estabelecidos na paisagem cultural da Acrópole entre o friso do Partenon esculpido por Fídias no séc. V a.C. e a obra de cinema expandido More Sweetly Play the Dance de Willian Kentridge, exibida em 2017 em Atenas. Mostramos como a performance do visitante caminhando em torno do Partenon e no calçadão em torno da Acrópole, onde foi exibida a obra de Kentridge, faz com que a sua interatividade promova entrecruzamentos temporais e espaciais, antre Antiguidade, período medieval, e contemporaneidade.
Téléchargements
Références
EISENSTEIN, Sergei. Towards a theory of montage (Sergei Eisenstein Selected
Works, volume II). Translated by Michael Glenny. Edited by Michael Glenny and
Richard Taylor. London/New York: I. B. Tauris, 1991.
EISENSTEIN, Serguei; BOIS, Yve-Alain; GLENNY, Michael. “Montage and Architecture”.
In: Assemblage 10 (Dez., 1989): 110-131.
LAGE, Celina F.; EV, Guilherme. “As transformações da Acropóle de Atenas, a monumentalidade
emblemática do Partenon e das suas esculturas”. In: Nearco
XII (2019): 49-68. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/
view/49484
MICHALOPOULOU, Katerina; TOULOUMIS, Antonis. “Structural correlations between
architecture, music, and cinema: Rhythmical description of the Parthenon
frieze”. Proceedings of the 10th International Space Syntax Symposium (2015):
:1-16.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação 2022
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.