Incomformicidade: dos fragmentos de Heráclito à performance como experiência subversiva da cidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i6.8446Resumen
Esse texto propõe uma reflexão sobre as relações entre os “Fragmentos” de Heráclito e o desenvolvimento da performance urbana Incomformicidade, partindo da análise do processo de criação, que teve como estímulo três dos fragmentos, utilizados como mote para experimentações performáticas do corpo na cidade. Esse processo criativo integrou as artes do teatro, da dança e as artes visuais, e se desdobrou na criação de uma caminhada-performance que se deu pelo campus da Universidade de Brasília. Dentre os temas encon- trados nos fragmentos, um tema que perpassa a obra de Heráclito é o do pen- sador caminhando pela cidade, narrando os eventos performativos e os pa- drões de comportamento que observa. Por isso, selecionei três fragmentos relativos aos temas dos caminhos e das caminhadas, visando a criação de uma performance que aborda a percepção e a subversão dos padrões de ação dos corpos e de relação com os espaços urbanos da cidade contemporá‚nea.
Descargas
Citas
BONDÃA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Jan./fev./mar./abr., nº 19, 2002;
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org. e Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979;
_____. Power. Edited by James D. Faubion. The New Press: New York, 2000;
_____. O corpo utópico. As heterotopias. Posfácio de Daniel Defert; Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 edições, 2013;
KAHN, Charles. A Arte e o pensamento de Heráclito. São Paulo: Paulus, 2009;
LARA, Luciana. Anti Status Quo e Cidade em Plano: arqueologia de um pro-cesso criativo e criação de sentidos em dança. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 2014;
MOTA, Marcus. Heráclito e os eventos performativos, 2010;
_____. Heráclito e a cidade: a dramaturgia do cotidiano nos Fragmentos, 2008;
VIEIRA, Celso. Um modelo para a mudança em Heráclito. Codex: Revista de Estudos Clássicos, v.2, n.2, p.118-136, 2010;
SANT'ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a sub-jetividade contemporânea. ”“ São Paulo: Estação Liberdade, 2001;
SOUZA, Aguinaldo Moreira. O corpo ator. Londrina, PR: EDUEL, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.