Jean-Jacques Lemêtre e a escuta do inaudível: princípios e procedimentos que permeiam suas atividades dentro e fora do Théâtre du Soleil

Autores/as

  • Marcello Amalfi

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34354

Palabras clave:

Jean-Jacques Lemêtre, Théá‚tre Du Soleil, Música do Teatro, Jogos músico-teatrais, Macro-harmonia.

Resumen

Este artigo visa oferecer um panorama sucinto de alguns dos princípios e procedimentos que orientam a atuação de Jean-Jacques Lemêtre enquanto músico do Théâtre du Soleil, e que estão igualmente presentes em sua atuação conduzindo estágios e workshops de música do teatro. Além de trechos de entrevistas exclusivas e inéditas de membros e pessoas ligadas à companhia, traz um pequeno glossário com alguns dos termos cunhados sobre tal atuação no decorrer de nossa pesquisa de Doutorado em Artes na Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle Université Paris 8.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMALFI, Marcello. A Macro-Harmonia da Música do Teatro: A relação criativa entre o compositor Jean-Jacques Lemêtre e a Encenadora Ariane Mnouchkine. São Paulo: Ed. Giostri, 2015.

BANU, Georges, «La voix au bord du chant : extraits de l’intervention d’Ariane Mnouchkine et de Jean-Jacques Lemêtre» . Jeu : revue de théá‚tre, n° 75, 1995, p. 107-111. Acessado em janeiro de 2017. http://id.erudit.org/iderudit/28030ac

Tous droits réservés © Cahiers de théá‚tre Jeu inc., 1995

CHION, Michel. A audiovisão. Lisboa: Editora Texto & Grafia, 2011.

CINTRA, Fabio Cardozo De Mello. A musicalidade como arcabouço da cena: ca-

minhos para uma educação musical no teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) ”“ Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2006.

DAL FARRA MARTINS, José Batista (Zebba). Vozes em Estado de Sítio. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 34-43, jan. 2018. ISSN 2237-387X. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8651451>.

Acesso em: 20 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.20396/pita.v7i2.8651451.

DESPRES, Mélanie, Jean-Jacques Lemêtre et le Théá‚tre du Soleil L’invention du «musicien de théá‚tre», MASTER ARTS, LETTRES ET LANGUES, Spécialité Arts et Médiations Interculturelles ”“ Parcours Arts du Spectacle , UNIVERSITE D’ARTOIS, France, 2015.

FERAL, Josette. in Trajectoires du Soleil, autour d’Ariane Mnouchkine, Editions Théá‚trales, Paris, 1998, pp. 245-263) Acessado em 20 dez. 2018. Disponível em: https://www.theatre-du-soleil.fr/public_data/download/pages/1513111979/

feral_tous_th_est_po.pdf

LALLIAS, Jean-Claude. “Jean-Jacques Lemêtre, la musique du vers à soie”, in DUSIGNE Jean-François, Le Théá‚tre Du Soleil, des traditions orientales à la modernité occidentale, p. 53-56.CNDP. Paris, 2003

LONGUENESSE, Pierre. Jouer avec la musique: Jean-Jacques Lemêtre et le Théá‚tre Du Soleil. Paris: Actes Sud, Março 2018.

MOTA, Marcus. A dramaturgia musical de Ésquilo: investigações sobre compo- sição, realização e recepção de ficções audiovisuais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

OLIVEIRA, Jacyan Castilho. O ritmo musical da cena de teatro. In: ANAIS do V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: ABRACE, 2008, Disponível na internet: http://www.portalabrace.org/ vcongresso/textos/processos/Jacyan%20Castilho%20-%20O%20RITMO%20 MUSICAL%20da%20cena%20de%20teatro.pdf

PICON-VALLIN, Béatrice. Le Théá‚tre Du Soleil, Les Cinquante Premiéres Années. Paris: ACTES SUD / Théá‚tre Du Soleil, 2014.

_____________________ Croiser les traditions pour composer de la musique de théá‚tre (rencontre avec Jean-Jacques Lemêtre) Entrevista com Béatrice Picon- Vallin, no Théá‚tre Du Soleil em 18 de janeiro. Paris, 2004. Acessado em 20 dez. 2018. Disponível em: http://www.Théá‚tre-du-soleil.fr/thsol/sources-orientales/ des-traditions-orientales-a-la/l-influence-de-l-orient-au-Théá‚tre/ croiser-les-traditions-pour?lang=fr

QUILLET Jean-Marc, Musique et théá‚tre, La musique de Jean Jacques Lemêtre au Théá‚tre du Soleil, entretien délectable et inachevé avec Jean-Jacques Lemêtre, musicien du théá‚tre du soleil. Paris: L‘Harmattan, 2013.

PIANA, Giovanni. Filosofia della música. Trad. Antonio Angonese. Bauru: EDUSC, 2001.

SCHAFER, R.Murray. O ouvido pensante. Tradução Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. ”“ São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1991.

Publicado

2020-09-28

Cómo citar

Amalfi, M. (2020). Jean-Jacques Lemêtre e a escuta do inaudível: princípios e procedimentos que permeiam suas atividades dentro e fora do Théâtre du Soleil. Dramaturgias, (14), 54–69. https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34354