A Queda do herói cômico: o papel do protagonista em Nuvens, Vespas e Tesmoforiantes

Autores

  • Greice Drumond Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31057

Palavras-chave:

Herói coÌ‚mico. Aristófanes. Hamartia. Peripécia. Poneria.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a análise da atuação do protagonista nas peças aristofá‚nicas Nuvens, Vespas e Tesmoforiantes, como um referencial da função pedagógica do poeta na Grécia antiga. Para McLeish (1980: 53), visto que qualquer comentário acerca dos acontecimentos na ação dramática é feito pelas personagens (e pelo coro) e não por um narrador, a escolha de um tipo de herói é, portanto, um ato de crítica e de didática. As peças em análise apresentam heróis que, diferentemente do que ocorre com os protagonistas das demais comédias aristofá‚nicas que chegaram até nós, são enredados pelas suas próprias ações, resultando em sua queda e consequente transformação. Conceitos como hamartia e peripeteia, tradicionalmente usados na análise da tragédia, têm um lugar significativo em nossa abordagem das três comédias aristofá‚nicas.

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

Drumond, G. . (2020). A Queda do herói cômico: o papel do protagonista em Nuvens, Vespas e Tesmoforiantes. Dramaturgias, (13), 59–86. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31057