Le Devin du Village: Confissões musicais de J. J. Rousseau

Autores/as

  • Mércia Pinto

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14985

Palabras clave:

História das idéias, Estética da Música, Rousseau, Ӂpera

Resumen

O texto procura entender as circunstá‚ncias da concepção, apresentação e re- percussão da Ópera Le Devin du Village de J. J. Rousseau na França de 1753 e como ela se integra no conjunto sua obra e aos princípios de sua doutrina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BABBIT, Irving. 1919. Rousseau and the Romanticism. Cambridge Press. New York.

FUBINI, Enrico. La Estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Alianza Editorial. Madrid 2002

GEEN,Eduard: Reconsidering Rousseau’s “Le Devin du Village”. An Opera of Surprising and Valuable Paradox. In Ars Lyrica, Vol 16 (2007).

GROUT, Donald e PALISCA, Claude: História da Música Ocidental. Gradiva Editora. Lisboa. 1994.

MAILLARD,Francine. Jean Jacques Rousseau et la Musique du “Le Devin du Village” 2014. /index.php/peroles-d-auteur.

MASSIN, Jean e Brigitte. História da Música Ocidental. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 1997.The New Grove Dictionary of Music and Musicians. vol. II e XVI, Stanley Sadie. MacMillan-1980.

ROUSSEAU, J. J. Os Devaneios do Caminhante Solitário. L&PM Pocket. 2017.

ROUSSEAU, J.J. Confissões. Edições de Ouro. Rio de Janeiro. S/D

ROUSSEAU, J. J. Le Devin du Village. Gérard Billaudot Editeurs. Paris. 1552.

YASOSHIMA, Fabio. O dicionário de Jean-Jacques Rousseau: Introdução, tra-dição parcial e notas (tese de Mestrado/USP/Filosofia). 2012.

Outras Referências

Formação das idéias musicais de Rousseau: inhttp://www.castle.net/~rfrone/sfo/libretti/devin-du.htm

La modernité de la pensée musical de Rousseau: inhttp://www.osk.3web.ne.jp/~nityshr/index.htm

Guerre des Bouffons: in https://www.musicologie.org/publirem/guerre_des_bouffons.html

Obras Musicais de J. J. Rousseau

Symphonie composta e executada em Lausanne em 1730

Cantatas e canções compostas e executadas em Chambery de 1733 a 1737.

Chanson mise en musique par M. Rousseau executada em Chambery em 1737.

Iphis et Anaxaré. Ópera composta em Lyon em 1741.

La Découverte du Nouveau Monde. Ópera composta em Lyon em 1741

Les Muses Galantes. Ópera/Ballet em 3 atos composta em 1743-45

Les Fêtes de Ramire composto em 1745. Princesa de Navarra, de Voltaire et Rameau representado em Versailles em 22/12/1745.

Canzoni di Batello, Chanson Italiennes compostas em 1743 ou 1744.

Symphonie à cors de chasse executada em Concerto Espiritual em 23 de maio de 1751

Salve Regina. Moteto para voz solo e orquestra executada em 17 de abril de 1752.

Le Devin Du Village. Intermezzo em um ato representado pela primeira vez em Fontainebleau em outubro de 1752 e em Paris em 1753.

Ecce Sedes hic Tonantes. Moteto para voz solo e orquestra dedicado à capela do Castelo de Chevrette e executado em 15/setembro /1757

Quam dilecta Tabernacula. Moteto para duas vozes e baixo contínuo composto em Trye-le Château em 1767/68

Quomodo sedet sola civitas. Com um responsório para canto e baixo contínuo. 1772.

Principes persecuti sunt. Moteto para voz solo em forma de rondó S/D

Pygmalion. Cena Lírica representada pela primeira vez em Lyon em 19/04/1770. Depois em Paris na Comédie Française em 30/10/1775 com abertura e música de cena de Horase Coignet e mais duas peças de composição de Rousseau.

Seis novas árias de “Le Devin du Village!” compostas em 1774 e cantadas na Ópera em 20/04/1779.

Daphnis et Chloé. Ópera Inacabada

Les Consolations des Misères de ma Vie (1781)

Le Printemps de Vivaldi (arr. para flauta solo)

Air de Cloches. Sonata para 2 violinos.

J. J. Rousseau: Textos sobre Música

Dissertation sur la Musique moderne (1743)

Lettre à M. Grimm au Sujet des Remarques ajoutèes à Lettre sur Omphale (1752)

Lettres d’um symphoniste de L’Acadèmie Royale de Musique à ses camarades de l’orchestre (1752)

Lettre sur la Musique Française (1753)

Examen de deux principes avancés par M. Rameau dans la brochure intitulée (1755)”Erreurs sur la musique dans l’Encyclopédie” (1755)

Essai sur l’origine des langues où il est parlé de la melodie et de l’imitation musicale (1760)

Lettre à M. Burney et Fragments d’observations sur l’Alceste de Gluck (1776 ou 1777)

Dictionaire de Musique (1771)

Lettre à Monsier l’Abbé Raynal au sujet d’un nouveau mode de musique inventé par M. Blainville (1734)

J. J Rousseau... Ã Mr. D’Alembert... sur son article “Genève dans l’Encyclopédie et particulièrement sur le projet d’établir un théâtre de comédie en cette ville (1758).

Lettre a M. Burney sur la musique, avec fragments d’observations sur l’Alceste italien de M. le Chevalier Gluck (1777)

Extrait d’une réponse du petit faiseur à son prête-nom, sur un morceau de l’Orphée de M. Le Chevalier Gluck (1774)

Lettres a Lesage Père (1734) Perdriau (1756), Ballière (1765) Lalande (1768).

Lettre a Monsier Le Nieps-Théâtre et poésies (1781).

Onde conhecer melhor a vida e a obra de J. J. Rousseau

Rousseau Association. (escutar as obras de Rousseau)

Les Archives du Instituts J. J Rousseau.

Les oeuvres de Rousseau. Pode-se baixar as obras de Rousseau.

Les Oeuvres du programme. Site de Joseph-Henri dedicado à s “Confissões” de Rousseau.

L’argent, la Musique et l’ Ambition chez Rousseau. Site do Liceu Gradmont de Tour

Jean Jacques: Voyage sur le web. Guia sobre “As Confissões”

Connaissez-vous Jean Jacques? Este site é uma transposição da exposição de maio de 1998 no Liceu Louis Lachenal d’Argony et Berthollet d’Annecy.

Jean-Jacques Rousseau à Montmorency. Site da Villa de Montmorency (França) onde viveu J. J Rousseau antes de seu exílio em Genebra. Apresenta também o Museu J. J. Rousseau.

Le Musée Jacquemard-André Ã Chalis. Página da Galeria de Rousseau e o site do museu Jacquemard-André Ã Chalis. Apresenta também a nova notação cifrada de Rousseau.

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Pinto, M. (2018). Le Devin du Village: Confissões musicais de J. J. Rousseau. Dramaturgias, (8), 344–358. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14985

Número

Sección

Ideias e críticas