Danças em Fricções. Danças e desobediências do Corpo

Autores/as

  • Denise Mancebo Zenicola Universidade Federal Fluminense/IACS

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14968

Palabras clave:

Dança; Identidade; Dramaturgias; Estética Descolonial.

Resumen

O artigo propõe abordar influências culturais na construção da dra- maturgia dançada para aprofundar o estudo sobre a chamada Dança Afro Contemporá‚nea, com recorte para as praticadas na cena artística. O objetivo deste artigo é estudar como criações artísticas podem estar imbricadas em associação direta com fios de memória e, como tais criações acabam por assumir uma certa identidade em dança, como opção descolonial. Logo, procuramos analisar processos e escolhas da dramaturgia do corpo e da cena. Nosso eixo de análise temática reme- te assim aos conceitos e processos de coreógrafos e criadores de dança que manifestam, em um nível mais profundo, um afro contínuo de princípios estéticos e utiliza alguns princípios teóricos de Gilroy, Karenga, Mignolo e Puma de Ayala.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência.São Paulo, Rio de Janeiro, 34/ Universidade Cândido Mendes ”“ Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

KARENGA, Maulana. Introduction to Black Studies. Mali: University of Sankore Press, 2002.

MARTINS, R. Hip Hop: o estilo que ninguém segura. São Paulo: ESETEC, 2005.

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais in Sociologia e antropologia ”“ volume II. São Paulo: ed. E.P.U. e EDUSP, 1994.

MIGNOLO,Walter D. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política in: Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: Literatura, língua e identidade. Rio de Janeiro: UFF, no 34, p. 287-324, 2008.

PUMA DE AYALA, Waman. Nueva crónica y buen govierno [1516]. Ed. John Murra e Rolena Adorno, México: Fondo de Cultura Econômica, 1982.

ROSAY, Madelaine. Dicionário de Ballet. Rio de Janeiro: Editora Max, 1979.

THOMPSON, Robert Farris. Flash of the Spirit: African and Afro-American Art and Philosophy. New York: Vintage Books, 1983.

ZENICOLA, Denise Mancebo. EROS VOLÚSIA Performance, poéticas criativas e afirmação identitária. In ARJ ”“ Art Research Journal, v. 3, n. 2 Dança, Arte do Corpo e outros Corpos das Artes, 2016.

Sites

https://pt.wikibooks.org/wiki/Parkour/O_que_%C3%A9_Parkour%3F

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amir_Haddad

https://pt.wikipedia.org/wiki/sankofa

https://pt.wikipedia.org/wiki/ubuntu

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Zenicola, D. M. (2018). Danças em Fricções. Danças e desobediências do Corpo. Dramaturgias, (8), 72–87. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14968