Entre ensaios e transformações no processo criativo do espetáculo Rei David (2012) com Hugo Rodas

Authors

  • Angélica Beatriz Souza e Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8775

Keywords:

King David [Rei David], Hugo Rodas, Transformation, Creative Process, Rehearsal.

Abstract

This article introduces some issues about the creative process of Hugo Rodas during construction of the play King David [Rei David] presented in 2012, in Brasilia. Marcus Mota wrote the script and the songs of the play. The analyses’ focus is on the conduction of the rehearsals, the steering relationship of Rodas with the cast and the transformations that followed the construction of the spectacle.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Angélica Beatriz Souza e Silva, Universidade de Brasília

Graduada em Artes Cênicas na Universidade de Brasília- UnB, mestre em Arte, pela mesma instituição.

References

ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade: Múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.

DE MASI, Domenico. Criatividade e grupos criativos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

GALE, Maggie B.; FEATHERSTONE, Ann. The Imperative of the Archive: Creative Archive Research. In: KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (Ed.). Research Methods In Theatre And Performance. Edinburgh University Press, 2011, pp. 17- 40.

GALIZIA, Luís Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 2004.

GARDNER, Howard. Mentes que criam. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GOSWAMI, Amit. Criatividade para o século 21: Uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo: Aleph, 2012.

FERNANDES, Sílvia. Memória e Invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva

FAPESP, 1996.

____________.“Experiências de performatividade na cena brasileira contemporânea”. Brasil: Art Research Journal, Jan./Jun. v. 1, n. 1, pp. 121-132, 2014.

LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KA, Tamara. Memória do Efêmero, O DVD ”” registro de teatro. São Paulo, Annablume, 2008.

KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (Ed.). Research methods in theatre and performance. Edinburgh: University Press, 2011.

MOTA, Marcus. “A discussão da idéia de Espaço em Kant e seu contraponto na teatralidade, a partir de comentário de uma montagem de Hugo Rodas”. In: MEDEIROS,

Maria Beatriz e MONTEIRO, Mariana F.M.(Orgs.). Espaço e Performance. Brasília: Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2007.

_______________. “Dramaturgia, colaboração e aprendizagem: um encontro com Hugo Rodas”. In: VILLAR, Fernando Pinheiro e CARVALHO, Eliezer Faleiros de (Orgs.).

Histórias do teatro brasiliense. Brasília: Artes Cênicas - IdA/UnB, p. 198-217, 2004.

_______________. “Teatro, Música e Estranhamento: a dramaturgia e recepção de David”. In: Simpósio da Internacional Brecht Society, Porto Alegre: UFRGS, Anais. Vol. 1, 2013.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins fontes, 2010.

ROBINSON, Ken. O Elemento-chave: Descubra onde a paixão se encontra com seu talento e maximize seu potencial. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.

RODAS, Hugo. MOTA, Marcus. Hugo Rodas. Brasília: Editora ARP Brasil, 2010.

WALLAS, Graham. The Art of Thought. New York: Harcourt, Brace and Co., 1926.

WATSON, Charles. “Pedágio de pensamento”. In. ALMEIDA, Cezar de; BASSETTO, Roger (Org.). Sketchbooks: As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, pp. 8-9, 2010.

YOUNG, Harvey. “Review of Documentation, Disappearance and the Representation of Live Performance by Matthew Reason”. In: Theatre Journal, Vol. 60, Number 2 (May), pp. 316-317, 2008. Dissertações e trabalhos acadêmicos

SOUZA, Claudia Moreira de. “O Garoto de Juan Lacaze, Invenções no teatro de Hugo Rodas”. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Artes/VIS/IdA,

Universidade de Brasília ”“ UnB. Brasília, 2007.

Entrevistas

RODAS, Hugo. Entrevista concedida a esta pesquisadora em 13 de setembro de 2012.

RODAS, Hugo. Entrevista concedida a esta pesquisadora em 31 de outubro de 2014.

Published

2016-12-28

How to Cite

Silva, A. B. S. e. (2016). Entre ensaios e transformações no processo criativo do espetáculo Rei David (2012) com Hugo Rodas. Dramaturgies, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8775